URGENTEEEEEEEE
Cidades médias têm maior crescimento econômico do país As cidades de tamanho médio vêm liderando a expansão da atividade econômica industrial brasileira desde pelo menos o início da década. É o que demonstra um cruzamento de dados recém-concluído pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para o período compreendido entre 2002 e 2005. A pesquisa, feita a partir de estatísticas e estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que as cidades com entre 100 mil e 500 mil habitantes superam as demais em crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), do PIB per capita e demográfico. Segundo o Ipea, o PIB nas cidades dentro desse porte cresceu, em média, a uma taxa de 5,27% ao ano, contra 4,63% das grandes e 4,29% das pequenas no período. A desagregação dos índices por setor da economia revela ainda o crescimento do PIB industrial e de serviços em detrimento da atividade
Sobre esse fenômeno, marque a opção correta.
a) Similares às regiões metropolitanas, esses aglomerados urbanos não metropolitanos orientam investimentos a nível metropolitano e recebem investimentos federais.
b) As aglomerações urbanas não metropolitanas são conjuntos formados por cidades médias e pequenas com forte integração funcional, econômica e cultural e, em muitos casos, em situação de conurbação. Um exemplo desses aglomerados é Sobral, localizado no Vale do Acaraú, onde se instalaram inúmeras fábricas de calçados.
c) Alguns fatores foram responsáveis pela formação dos aglomerados urbanos não metropolitanos, dentre os quais podemos destacar os investimentos em infraestrutura.
d) Ao contrário das cidades médias, o numero das cidades locais não cresceu.
e) Todas as opções acima estão corretas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
opção certa seria a alternativa B
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás