QUESTÃO 6: A Educação Maker potencializa novas formas de aprendizagem significativa quando convida os estudantes a participarem desse processo criativo. Além disso, esses modelos de implementação da Educação Maker possuem um baixo custo de implementação para os envolvidos. Assim, os materiais e atividades baseadas em projetos, parcerias, paixão, colaboração e brincadeiras são de fácil acessibilidade e se vinculam com as premissas educativas e competências abordadas pela Base Nacional Comum Curricular. ✅ Diante da afirmativa podemos afirmar que:
Atingir os principais objetivos sugeridos pela Educação Maker requer de gestores/as e professores/as um conhecimento aprofundado de técnicas de elaboração dessas atividades. Neste sentido, torna-se imprescindível o uso somente de computadores para a elaboração e execução dessas atividades junto aos educandos.
A Educação Maker permite que o aluno seja o receptor de conteúdos, sendo apenas um agente heterônomo, sem a possibilidade de agir e refletir sobre seu processo de conhecimento e aprendizagem.
A Educação Maker não necessariamente se utiliza de computadores, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos. Podem ser realizadas atividades pedagógicas que englobam trilhas de aprendizagem, materiais concretos, recursos naturais etc. O conceito estipula que o papel dos alunos/as seja de protagonismo e reflexão sobre as ações realizadas no contexto "mão na massa".
A Educação Maker ocorre somente por meio dos laboratórios, intitulados Fab Learning. Todas as ações pedagógicas são estimuladoras de uma sistemática de criação individual, não permitindo a integração de diferentes componentes curriculares.
O conceito de Educação Maker deve ser difundido atrelado apenas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, seria um equívoco difundí-lo e realizar as atividades nas aulas tradicionais, pois são opostas em seu contexto de atuação. Assim, somente no campo das metodologias ativas que essa proposta educacional de aprendizagem colaborativa atua.
Respostas
Resposta:
A Educação Maker não necessariamente se utiliza de computadores, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos. Podem ser realizadas atividades pedagógicas que englobam trilhas de aprendizagem, materiais concretos, recursos naturais etc. O conceito estipula que o papel dos alunos/as seja de protagonismo e reflexão sobre as ações realizadas no contexto "mão na massa".
Explicação:
RESPOSTA CORRETA: A Educação Maker não necessariamente se utiliza de computadores, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos. Podem ser realizadas atividades pedagógicas que englobam trilhas de aprendizagem, materiais concretos, recursos naturais etc. O conceito estipula que o papel dos alunos/as seja de protagonismo e reflexão sobre as ações realizadas no contexto "mão na massa".
Resposta:
A Educação Maker não necessariamente se utiliza de computadores, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos. Podem ser realizadas atividades pedagógicas que englobam trilhas de aprendizagem, materiais concretos, recursos naturais etc. O conceito estipula que o papel dos alunos/as seja de protagonismo e reflexão sobre as ações realizadas no contexto "mão na massa".
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