Um paciente idoso, fumante por mais de 20 anos, apresentou, após um quadro febril, secreção pulmonar abundante e compatível com pneumonia. A cultura de escarro revelou um microrganismo com a seguinte característica bioquímica: prova da fenol-oxidase positiva. Esse resultado é compatível com:
Respostas
A prova da fenol-oxidase positiva indica que o micro-organismo era: 4. Cryptococcus gattii
Explicação:
As alternativas da questão são:
Esse resultado é compatívelcom:
1. Citrobacter freundii
2. Edwardsiella tarda
3. Klebsiella ozaenae
4. Cryptococcus gattii
5. Pseudomonas aeruginosa
O microorganismo Cryptococcus gattii é:
- um basidiomiceto encapsulado que juntamente com o microorganismo Cryptococcus neoformans causa uma doença chamada de Criptococose
- criptococose é uma infecção pulmonar causada devido ao contato com essas leveduras, as quais estão presentes no solo contaminado
- a criptococose é mais comum em pessoas imunocomprometidas como um paciente idoso fumante
A infenção por Cryptococcus gattii tem início com lesões pulmonares assintomáticas e evolui até se tornar uma meningoencefalite.
O resultado é compatível com Cryptococcus gattii.
A prova da fenol-oxidase só é positiva para Cryptococcus gattii e Cryptococcus neoformans. Isso ocorre porque esses fungos possuem essa proteína em suas estruturas (a fenol-oxidase). Essa proteína, em contato com os compostos do meio de cultivo, produzem quinonas, as quais são transformadas em melanina. Com isso, forma-se faixas enegrecidas, devido à melanina, no meio, o que faz com que o teste seja considerado positivo.
Além disso, o quadro clínico do paciente condiz com uma criptococose pulmonar, a qual é uma afecção que gera tosse, febre e demais sintomas inespecíficos, sobretudo em imunocomprometidos e em idosos.
Diante disso, o resultado é compatível com uma infecção por Cryptococcus gattii.
Para aprender mais sobre a criptococose, acesse:
- https://brainly.com.br/tarefa/20622674