Respostas
Resposta:
Uma das grandes preocupações dos pais de crianças de adolescentes, nos tempos atuais, é o excesso de telas. O mundo está cada vez mais digital e são raras as atividades que não podem ser resolvidas com alguns cliques na tela do celular. A pandemia de coronavírus e o isolamento social agravaram ainda mais essa realidade, pois até as tarefas que não eram executadas pelo computador, passaram a ser online.
Entre os principais prejuízos trazidos pelo uso excessivo de telas nessa fase, ganham destaque a baixa socialização, pois os adolescentes ficam mais isolados em casa; distúrbios do sono devido a super estimulação cerebral; ansiedade; sedentarismo; irritação; hiperatividade, e como consequência, impacto no aprendizado. É importante dizer que nossas crianças e adolescentes são nativas digitais, sendo assim, proibir o uso nunca será uma boa alternativa. Os pais também devem ficar atentos aos conteúdos assistidos pelos filhos, pois existe um risco de acesso a conteúdos inapropriados, além da exposição nas mídias sociais.
Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e um bom desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área