01) Marque a alternativa correta:
A - Protágoras foi um célebre filósofo do período socrático.
B - O mote da ironia socrática era colocar o homem como medida de todas as coisas.
C- Sócrates ironizava os interlocutores em praça pública a troco de dinheiro.
D- O método de Sócrates buscava uma verdade universal, não restrita ao particular.
2) De acordo com René Descartes:"Se quiser buscar realmente a verdade, é preciso que pelo menos uma vez em sua vida você duvide, ao máximo que puder, de todas as coisas". Com base na citação acima é correto afirmar:
I – as idéias inatas funcionam como fonte de todos os conhecimentos e são, também, o princípio regulador dos conhecimentos humanos, pois nada pode ser concebido sem a vitalidade dessas idéias, que são anteriores a toda experiência.
II – o pensamento constrói uma realidade independente da percepção sensível, pois os sentidos contaminam a inteligência humana com o erro. Para operar com retidão, portanto, o pensamento deve compor, no seu interior, as idéias adventícias com as quais, em seguida, manifestar-se-á sobre a veracidade ou a falsidade das coisas.
III – a base de todo conhecimento é a experiência, pois é ela que permite a formação das impressões, que estando ligadas às coisas, permitem que a inteligência tenha acesso aos objetos do conhecimento.
IV – o conhecimento humano é formado pelas impressões, que são percepções muito vivas e que se diferenciam das idéias, que são percepções menos vivas. Disto se conclui que o pensamento por si só é inferior à sensação.
Assinale a alternativa que contém as assertivas verdadeiras.
III e IV
I e II
I e IV
I e III
3) O caminho que leva à certeza de Deus:
A- Passa pelo sujeito que duvida de Deus, das coisas e de si mesmo.
B- Passa pelo sujeito que duvida das coisas, de Deus e de si mesmo.
C- Não passa pelo sujeito, pois a dúvida paradoxal é de natureza objetiva.
D- Passa pelo sujeito que duvida de si, das coisas e do próprio Deus.
4) Para Rousseau, a raiz da desigualdade humana estaria no pacto social que pôs a perder o estado de natureza. É característico deste pacto: *
A- o fim do ancién régime e a adoção política de novas formas de representação popular.
B- uma influência que levou à Revolução Francesa e outras mudanças fundamentais.
C- o estado em que o homem é o bom selvagem e vive em liberdade e igualdade.
D- o regime de propriedade privada, fundado quando alguém cerca terrenos e diz: é meu.
5) Jean-Jacques Rousseau influenciou um contexto de efervescência política e cultural conhecido como Enciclopedismo ou Iluminismo francês. Suas ideias contribuíram para muitas transformações, exceto:
A- positivação das ciências e valorização do intelecto analítico.
B- fim do antigo regime, o que promoveu a ascensão de uma nova classe social.
C- crítica aos dogmas da escolástica a partir de uma nova condição antropocêntrica.
D- fim do regime feudal e questionamento do direito divino dos reis.
6) Hobbes assim especula sobre o estado de natureza e o pacto social:
A- como é originalmente bom, o pacto se dá conforme a natureza do homem.
B- como é originalmente mau, o pacto se dá conforme a natureza do homem.
C- como é originalmente mau, o pacto se dá contrariamente à natureza do homem.
D- como é originalmente bom, o pacto se dá contrariamente à natureza do homem.
7) UFU (2011) Os filósofos contratualistas elaboraram suas teorias sobre os fundamentos ou origens do poder do Estado a partir de alguns conceitos fundamentais tais como a soberania, o estado de natureza, o estado civil, o estado de guerra, o pacto social, etc. Com base em seu conhecimento e no texto abaixo, assinale a alternativa correta, segundo Hobbes: "(...) a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos chamar adequadamente de estado de natureza) nada mais é que uma simples guerra de todos contra todos na qual todos os homens têm igual direito sobre todas as coisas; (...) e que todos os homens, tão logo chegam a compreender essa odiosa condição, desejam (...) libertar-se de tal miséria". (Thomas Hobbes, Do cidadão, Ed. Martins Fontes, 1992).
A- o estado de natureza não se confunde com o estado de guerra, pois este é apenas circunstancial, ao passo que o estado de natureza é uma condição da existência humana.
B- a condição de miséria a que se refere o texto é o estado de natureza ou, tal como se pode compreender, o estado de guerra.
C- o direito dos homens a todas as coisas não tem como consequência necessária a guerra de todos contra todos.
D- a origem do poder nada tem a ver com as noções de estado de guerra e estado de natureza.
8) Pra você, o que significa a filosofia no contexto contemporâneo? Por que ela é um continuum e a tradição histórica não pode ser ignorada? Redija uma resposta de 10 linhas sobre a questão. *
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Resposta:
7--B- a condição de miséria a que se refere o texto é o estado de natureza ou, tal como se pode compreender, o estado de guerra.
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