• Matéria: Física
  • Autor: Kyeda
  • Perguntado 5 anos atrás

Eu tenho uma dúvida a cerca dos sinais em cinemática(Lançamento Vertical)

Eu entendi que a gravidade exerce no plano terrestre gravidade em "direção ao solo", portanto, se um corpo é lançado para cima, o mesmo estaria indo contra a gravidade em um movimento retardado, até que sua velocidade se iguale a zero, e ele entre em queda livre. Eu também entendi que no momento de sua queda a velocidade variável dele seria positiva em relação a gravidade, pois ambos estariam caindo com a mesma direção da gravidade. Resumindo : Lançamentos em direção a terra = (+), E lançamentos em direção vertical contrária a terra = (-). Porém como saber qual sinal utilizar para calcular já que em um único lançamento ele passa pelas duas variações? A subida (-), e a descida (+). Como ficaria a formula em uma questão que utilize por exemplo : V²=v0²(+)2.5t². Outro ponto que me deixa confuso é em relação a matéria anterior, MRUV, onde dois corpos em mesma direção teriam de ser subtraídos, Exemplo: dois carros em uma mesma direção(-), porém se os mesmos caminhem em direções opostas os valores teriam de ser somados. Por que isso não ocorre com os valores gravitacionais relacionados a altura? 30 Pontos para a resposta mais completa.

Respostas

respondido por: fernandogold24
1

Bom dia, vou tentar te ajudar com isso, não precisa de melhor resposta, preciso saber se tu entendeu, isto é fundamental.

Em qualquer questão envolvendo movimento, você deve estabelecer um ponto de referência e um sistema de coordenadas, cartesisanas, por exemplo, com orígem neste ponto.

Por exemplo, olhe a figura anexada, o ponto O é o que estamos chamando de ponto de referência.

e um sistema de coordenadas ortogonais foi estabelecido a partir deste ponto.

PRESTE MUITA ATENÇÃO AGORA!

Deve-se agora, estabelecer uma orientação para o sistema de coordenadas. por exemplo, na figura, o eixo x para a direita foi tomado como positivo e o eixo y para cima foi tomado como positivo.

A aceleração da gavidade  atua no sentido "para baixo", um pouco mais tecnicamente, no sentido de - \hat{j} (Onde j é um vetor unitário no sentido positivo do eixo y.).

A partir disso é que vem os sinais para velocidade, aceleração e etc...

Okay até agora?

No seu exemplo, lançamento vertical,

Suponha que o corpo foi lançado com uma velocidade V_{0}, para cima, apartir do solo. Adotando o ponto de referencia, no ponto de lançamento, e tomando o eixo y para cima como positivo, está adotado, então, o nosso sistema de referencia.

Como este movimento é um movimento uniformememente acelerado,

temos que sua equação de posição seria,

S(t) = S_{0} + V_{0}t - \dfrac{gt^{2}}{2} = V_{0}t - \dfrac{gt^{2}}{2}

Esta equação serve para todo o movimento dele.

"Porém como saber qual sinal utilizar para calcular já que em um único lançamento ele passa pelas duas variações?"

Tudo vai depender do seu sistema de referencia, se a aceleração é constante, ela não muda de sentido, nem de direção e nem de módulo.

Enquanto que a velocidade vai mudar sim, suponha que voce encontre uma velocidade negativa, o que isto significa?, que o movimento está no sentido contrário ao adotado como positivo, sem mistérios...

Então, o mais importante, é tu entender que, em todo problema de movimento, estabeleça primeiro um sistema de referencia e utilize ele para descrever todo o movimento, não importa como este movimento é feito...

Anexos:

fernandogold24: Qualquer dúvida, pode postar aqui que te ajudo a entender melhor isto.
Kyeda: Entendi, eu estava complicando as questões embolando o zerar velocidade com o modulo da velocidade e misturando todo o conceito. Acreditava que pelo movimento zerar a velocidade quando atinge uma altura máxima, o mesmo ao retornar em direção ao solo voltava com velocidade negativa em relação ao S0 (embolei com os conceitos de movimento retrogrado do MRU). Obrigado
Perguntas similares