• Matéria: Saúde
  • Autor: ednacsilva2017
  • Perguntado 5 anos atrás

Discorra pirose causa sintomas e cuidados de enfermagem?​

Respostas

respondido por: isassoares789
1

Resposta:

Os principais sintomas esofágicos são quatro, cada um deles associado a um distúrbio funcional de esôfago, sendo: azia, dor no peito, disfagia e globus.

A queixa principal do paciente com DRGE é a pirose retroesternal, mais frequente no período pós prandial. Os pacientes geralmente relatam também regurgitação ácida, dor retroesternal tipo queimação que pode irradiar para o pescoço, a garganta e para as costas

DIAGNÓSTICO

O Diagnóstico pode ser feito a partir do quadro clínico e de exames complementares.

Clínico: Pirose ao menos 1 a 2 vezes por semana durante um período recorrente de 4-8 semanas + resposta ao tratamento empírico com Inibidor de bomba de prótons (IBP).

Complementar: Endoscopia digestiva alta (EDA), Manometria, pHmetria, esofagografia, cintilografia e teste de Bernstein.

Tratamento Clínico: IBP (Omeprazol, lanzoprazol, pantoprazol, etc), Bloqueadores de H2 (Ranitidina, Cimetidina, Famotidina), Antiácidos (Hidróxido de alumínio/magnésio), Procinéticos (Domperidona, Metoclopramida/Plasil®, Bromoprida), e mudança do estilo de vida, como elevar a cabeceira, evitar refeições copiosas antes das refeições, optar por refeições fracionadas e evitar alimentos cítricos, gasosos, cafeína, evitar tabagismo e etilismo, evitar o consumo de líquidos durante as refeições, emagrecimento, etc.

Tratamento cirúrgico: Fundoplicatura de Nissen 360o (Cirurgia de escolha para a maioria dos pacientes que necessitam), Lind 270o, Thal ou Dor 180o e Toupet. Na imagem abaixo demonstra como funciona a construção de uma válvula antirrefluxo durante a fundoplicatura de Nissen, para refazer a competência do EEI.

Perguntas similares