Respostas
Resposta:
Para Platão, há três formas puras de governo, três tipologias possíveis de se governar uma sociedade:
Democracia
A Democracia é o governo dos pobres, ou mais tarde convencionado o governo do povo, para o povo. Contudo, a Democracia, que apareceu pela primeira vez na cidade-Estado de Atenas, tinha suas características distintivas da democracia atual. Nem todas as pessoas eram autorizadas a falar e a votar na assembleia, este privilégio era dos cidadãos.
Aristocracia
A Aristocracia, uma espécie de meio termo entre Monarquia e Democracia, é o governo composto por um grupo de pessoas escolhidas segundo suas virtudes a fim de construir o bem comum. Para Platão, é necessário que os cidadãos tivessem uma boa educação moral, para assim entender os interesses do povo.
Monarquia
A Monarquia, uma das mais antigas formas de governo, é como o nome sugere: o governo em que apenas uma pessoa exerce o poder. Para Platão, essa pessoa seria o Rei-Filósofo. Ora, para o filósofo, só alguém cuja alma aspire as mais ilustres virtudes poderia ser encarregada de governar.
Platão é considerado um filosofo realista, em razão à existência de universais, as formas ideais. O real para Platão é a ideia, embora o filósofo dividisse o mundo em dois, aquele compreendido pelos sentidos (o mundo sensível, concreto) e o compreendido pelas ideias, abstrato, foi este segundo que ele privilegiou.