Respostas
l
Jihadistas
As duas principais forças jihadistas rivais são o grupo Estado Islâmico (EI) e o grupo Fateh al-Sham.
- O EI conquistou vastas áreas do território sírio desde a sua intervenção em 2013 no conflito e proclamou em 2014 um "califado" sobre os vastos territórios conquistados na Síria e no vizinho Iraque.
Mas, submetido a uma campanha de ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e a ofensivas em várias frentes - do regime e de uma aliança curdo-árabe -, o EI agora controla apenas 10% do território sírio, contra 33% no início do ano.
Cerca de meio milhão de pessoas vivem nesse território, ou seja, cerca de 3% da população.
- Fateh al-Sham, anteriormente conhecida como Frente Al-Nosra, anunciou sua ruptura com a Al-Qaeda em julho de 2016. Domina a coalizão Tahrir al-Sham. Composta principalmente por sírios, atrai muitos rebeldes com seus meios financeiros e sua melhor organização. Expulsou seus ex-aliados rebeldes de quase toda a província de Idleb.
Curdos
Reprimidos por décadas, os curdos aproveitaram a retirada do exército sírio de suas regiões para estabelecer uma administração local no norte do país.
A guerra civil síria é um conflito armado que começou na Síria após protestos contra o governo em 2011.
Guerra civil síria
Conflito armado que começou na Síria após os protestos antigovernamentais de 2011. Esses protestos levaram a confrontos entre as Forças Armadas do país e a chamada oposição síria, que inclui vários grupos terroristas. Posteriormente, transformou-se em um conflito internacional entre vários países, incluindo as duas maiores potências nucleares, além de outras regionais.
A chamada "oposição síria" foi composta por vários grupos:
- O Conselho Nacional Sírio (SNC), com sede em Istambul, incluiu os principais grupos de oposição em 2011.
- As forças curdas, que criaram seu próprio grupo e seu braço armado chamado Unidade de Proteção Popular (YPG em curdo).
- Vários grupos islâmicos, como a antiga Frente Al Nusra e o Estado Islâmico, ganharam destaque, permitindo-lhes invadir vastas áreas da Síria a partir do Iraque. Desde 2017, o governo sírio empreende uma grande campanha contra o EI retomando os territórios a oeste do Eufrates. Em 6 de dezembro daquele ano, autoridades sírias e russas proclamaram o fim da operação contra o Estado Islâmico.
A Coalizão Internacional (Central Join Task Force) liderada pelos EUA em sua operação “Inherent Resolve” lançou ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria em 10 de setembro de 2014, sem a aprovação do governo sírio.
Devido ao envolvimento de várias potências estrangeiras, esta guerra civil foi designada como uma guerra por procuração. O governo sírio conta com o apoio da Rússia, considerando-a aliada desde os tempos da União Soviética, da República Islâmica do Irã e da organização libanesa Hezbollah.
Você pode ler mais sobre a guerra civil síria no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/9267969
#SPJ2