QUESTÃO 8: Sobre o design thinking podemos afirmar, EXCETO Não é um processo linear, envolve a interdisciplinaridade, ocorre imersão, ideação que verifica as possíveis soluções entre os grupos ou pares de alunos, prototipação e criação de uma versão simplificada do produto. Além disto, o desenvolvimento com a realização dos testes para verificar se a solução foi viável. As principais vantagens do design thinking é o estímulo à criatividade, propagação de empatia e o surgimento de ideias inovadoras. Para isto, é necessária a definição de um problema, planejar soluções, estimular a criação, analisar as ideias, e aprimorar os projetos trabalhados. Design thinking é uma abordagem metodológica, interdisciplinar e não compartimentada. O trabalho com essa abordagem não necessita obrigatoriamente se desenvolver com materiais digitais, assim permite usos de outras tecnologias. O conceito de design thinking surge com a necessidade estritamente pedagógica. Com o advento das tecnologias, as instituições de educação desenvolveram em rede essa metodologia. Design thinking objetiva, exclusivamente, apoiar o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional, não se aplicando em outras áreas. O design thinking considera a centralidade nas relações humanas que são estabelecidas na resolução de problemas. As múltiplas estratégias podem ser trabalhadas entre alunos, alunos e professores, bem como subsidiar também a formação continuada dos profissionais da educação.
Respostas
Resposta:
O conceito de design thinking surge com a necessidade estritamente pedagógica. Com o advento das tecnologias, as instituições de educação desenvolveram em rede essa metodologia. Design thinking objetiva, exclusivamente, apoiar o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional, não se aplicando em outras áreas.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Ao redesenhar a sala de aula, o professor já está aplicando a proposta do design thinking. No caso descrito, ele busca envolver mais os alunos na construção de conhecimentos mudando a disposição dos murais e das carteiras para que os educandos interajam mais. Além disso, o professor poderia também explorar outros espaços da escola, lançar questões já no início de sua aula e formar grupos para responderem a essas questões de forma criativa e inovadora.
Explicação: