Você, professor, está trabalhando a pré-história e, em uma atividade, solicita que os alunos leiam um capítulo do livro didático. Durante a leitura, você identifica um erro no texto, e pede para os alunos corrigirem a informação que está equivocada. Porém, esse pedido gera um mal-estar entre os alunos, que lhe questionam se o que está escrito no livro didático não é a "verdade".
Você, enquanto professor: como responderia ao grupo de alunos que questionou em relação à modificação do que estava no livro didático?
Respostas
Resposta:
Pois não sou professor mais muitus de meus professores devem explicar para seus alunos u porque a palavra estava erada
Explicação:
Porém ele esplicara mas ele pode lhe falar que apenas a palavra não está errada pois foi o autor do livro que escreveu com um significa importante para você aluno raciocinar para que tenha mais ideias e duvidas para você pesquisar procurar e a assim você esta estudando
Resposta:
nquanto professor, deveria recuperar junto aos alunos como se dá o processo de pesquisa e escrita da história, e lembrar que o livro didático que eles possuem foi resultado de uma pesquisa e de uma atividade de escrita, e que isso não os torna imunes ao erro.
Além disso, sendo uma produção feita por historiadores, o livro didático apresenta uma versão sobre determinados acontecimentos, sustentada em produções historiográficas que podem ser consideradas datadas e superadas, exigindo uma atualização a partir de novas descobertas e novas interrogações sobre os temas.
Por fim, pode ser enfatizado que isso não significa um relativismo absoluto, mas sim um processo normal dentro da historiografia, que se modifica de acordo com as dinâmicas culturais, políticas e sociais do momento em que está inserido.
Explicação: