Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho, Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o império em direção à Ásia, chegando até a Índia e dando início a um período que ficou conhecido como helenismo. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta desse momento histórico.
a)Foi um período de perseguição religiosa aos que não eram adeptos ao cristianismo, religião oficial do império de Alexandre.
b)Caracterizou-se por um intercâmbio cultural entre o Ocidente e o Oriente, com a difusão das tradições gregas e com a expansão das culturas mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas.
c)Permitiu a substituição da visão de mundo mística de povos orientais pela razão e pelo raciocínio lógico dos filósofos helenísticos gregos.
d) Possibilitou a universalização da democracia ateniense como forma de governo para todos os povos que foram conquistados por Alexandre.
e) Foram implementadas medidas protecionistas à cultura ateniense, para que se mantivesse intacta às influências provenientes das trocas estabelecidas com outros povos.
Respostas
Resposta:
b) Caracterizou-se por um intercâmbio cultural entre o Ocidente e o Oriente, com a difusão das tradições gregas e com a expansão das culturas mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas.
Explicação:
Resposta correta
O helenismo foi um momento histórico em que houve uma profunda troca cultural entre os povos que compunham o império de Alexandre, o Grande. Essa troca possibilitou adaptações, assimilações, transformações e sincretismos nos povos ocidentais e orientais. Alguns autores, em função das transformações ocorridas, se opõem a pensar o helenismo como um período da história da Grécia Antiga, porque se trataria de um “momento” diferente dos demais.
Resposta:B. Caracterizou-se por um intercâmbio cultural entre o Ocidente e o Oriente, com a difusão das tradições gregas e com a expansão das culturas mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas.
Explicação:O helenismo foi um momento histórico em que houve uma profunda troca cultural entre os povos que compunham o império de Alexandre, o Grande. Essa troca possibilitou adaptações, assimilações, transformações e sincretismos nos povos ocidentais e orientais. Alguns autores, em função das transformações ocorridas, se opõem a pensar o helenismo como um período da história da Grécia Antiga, porque se trataria de um “momento” diferente dos demais.