07. O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa politica de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e a opinião pública porque:
A)mudava o perfil da cidade e acabava com os altos indices de mortalidade infantil entre a população pobre.
B)transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com infectos quiosques.
C)desabrigava milhares de familias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica
D)provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
Respostas
respondido por:
143
A alternativa que contém a resposta correta para esta questão é a alternativa C.
O governo de Rodrigues Alves ficou marcado principalmente pela famigerada revolta da vacina, onde a vacinação compulsória dos habitantes da cidade do Rio de Janeiro, na época a capital federal brasileira, gerou represálias por parte da população que não queria ser vacinada e que acreditava em boatos sobre os efeitos colaterais das vacinas.
A modificação urbana da cidade também levou a desapropriação de casas dos moradores mais pobres de uma região em um processo de gentrificação.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/558105
Anexos:
respondido por:
10
Resposta:
Letra (C)
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás