cientificamente a linguagem”. Caracterize essa área. (3,0)
Qual o ponto de vista dos estudos linguísticos? Qual a tarefa do linguista? (3,0)
Qual o ponto de vista dos estudos gramaticais? Qual a tarefa do gramático? (3,0)
No passado, o estudo da linguagem se subordinava a outras áreas, a partir do século XX, os estudos da linguagem ganham autonomia. Uma vez afirmada como ciência, a linguística reivindica sua autonomia em relação às outras áreas do conhecimento. Essa autonomia não significa que a linguística se encontra isolada das demais ciências. Temos duas faces da relação linguística e demais ciências. Explique-as: (4,0)
Estabeleça uma distinção entre linguística, filologia e semiologia. (4,0)
Disserte sobre o conceito de gramática tradicional. (4,0)
Elabore um quadro comparativo caracterizando as seguintes concepções de gramática: tradicional, histórico-comparativa; estrutural; gerativa; cognitivo-funcional. (4,0)
Respostas
A linguística refere-se a um trabalho científico que baseia no comportamento humano, tais como língua, fala, significado, evolução gramática. A tarefa do linguista é realizar a descrição e o estudo do passado das línguas, idiomas, desde a fonética, até a formação gramática.
A linguística é uma ciência que estuda cientificamente a fala, língua e linguagem. Já a filologia refere-se a uma pesquisa de manuscritos e documentos escritos, como forma de entender, interpretar e editar. A semiologia, trata-se do estudo da semiose, dos signos e o significado das comunicações.
Gramática Tradicional é o estudo das regras, normas, o uso correto da língua, identifica conceito certo e errado.
- Concepções de gramática tradicional: gramática baseada em normas, fundamentada em regras e estudada nas escolas.
- Histórico-comparativa: trata-se da comparação dos elementos gramaticais da língua, verificando a estrutura de línguas dos diversos idiomas que surgiram.
- Estrutural: estabelece e descreve a estrutura gramatical da língua, o elemento da língua.
- Gerativa: leva em consideração a capacidade criativa da língua, uma vez que a palavra pode ser criada frases inéditas, em um número infinito.
- Cognitivo-funcional: estuda além da estrutura gramatical, leva em consideração o uso, a comunicação.
Bons estudos!