"(...) um fato poucas vezes acontecido, uma revolução desenvolvida, um Povo que reassume os direitos inalienáveis da sua independência, quebra os vergonhosos ferros do seu vitupério, e entra, sem ter passado pelos horrores da guerra civil e da anarquia, no círculo das Nações livres do Universo (...)" (Diário do Governo n.28, 05/02/1823).
Em relação ao trecho acima em relação a independência do Brasil podemos inferir que:
A - o texto, por ser de caráter oficial, buscar atribuir um caráter revolucionário e de unidade nacional ao movimento de emancipação.
B - exalta o fato de que, durante o processo de independência, não houve conflitos de grande magnitude.
C - celebra a criação de uma unidade nacional após o movimento de independência, sem questionamentos ou revoltas.
D - por ser um documento oficial não há preocupação em interpretar o fato, anuncia a independência, apenas informando o acontecimento.
E - coloca o povo como artífice desse processo, levando em conta as lutas contra os portugueses nas províncias do nordeste.
ajudem, por favorzinho!!!
Respostas
Explicação:
Este artigo empreende uma análise do conceito de revolução na história do Brasil, desde o século XVIII até o atual momento político do país. Entende-se que a história de um conceito jamais é bem apreendida em curtos recortes temporais, e por isso este artigo assume a forma de uma síntese interpretativa de longa duração. Tendo por base esclarecimentos teóricos iniciais, sua estratégia consiste em pontuar e articular alguns contextos históricos específicos - e não exaustivos - nos quais "revolução" expressou realidades sociais relevantes, sendo capaz de interagir com essas mesmas realidades. A tese central aqui defendida é que, a partir de certas variáveis estruturantes, o conceito de revolução desempenhou e continua a desempenhar um papel relevante na trajetória política do Brasil.
espero que ajude!!!