Nessa aula o assunto é o contratualismo de Hobbes, Locke e de Rousseau.
“Segundo Hobbes, o homem sai de um estado de natureza, por não suportar o medo da morte violenta, e chega à sociedade civil organizada, em que a lei impõe limites à liberdade, visando preservar seu maior bem, que é a vida, e os sujeitos assumem como sua a vontade do soberano” (ROCHA, Leandro. QUERIQUELLI, Luiz. Filosofia Política I. Palhoça: UnisulVirtual, 2011, p. 64).
“Para Locke [...], o indivíduo sai do estado de natureza e ingressa no estado civil apenas para assegurar os seus direitos naturais (vida, liberdade e bens), que, por sua vez, são inalienáveis”. Ainda, para esse autor, “propriedade não são apenas os bens adquiridos pelo indivíduo, mas também sua própria vida e sua liberdade” (ROCHA, Leandro. QUERIQUELLI, Luiz. Filosofia Política I. Palhoça: UnisulVirtual, 2011, p. 75).
Para Rousseau, “o ser humano, ao contar apenas com suas próprias forças (poderes individuais), associa-se com outros, a fim de unir suas forças em prol de uma defesa mútua: tanto da ‘pessoa’ dos associados quanto de seus bens. Neste sentido, busca consultar a razão antes de impulsos individuais, uma vez que interesses coletivos devem se sobrepor a desejos individuais” (ROCHA, Leandro. QUERIQUELLI, Luiz. Filosofia Política I. Palhoça: UnisulVirtual, 2011, p. 98).
Diante disso, indique a quem dos três filósofos mencionados acima mais se associa cada uma das afirmativas a seguir:
a) A vontade geral pode ser considerada como a fonte das leis.
b) O medo pode ser considerado como uma paixão civilizadora.
c) O Estado não pode interferir na propriedade do sujeito.
PFVR URGENTE
Respostas
respondido por:
2
A frase A pode ser associada com o pensamento de Rousseau, já que ele defenda que qualquer tipo de Lei que não fosse baseada na vontade geral seria apenas um modelo sofisticado de tirania.
B pode ser associado com Hobbes, que via a instituição de um Estado absoluto e com o monopólio da violência a única garantia de que não haveria guerras civis, de modo que o medo (do Estado) protegeria a sociedade.
C pode ser associada com Locke, que defendia a propriedade como um dos direitos naturais (os outros eram as liberdades individuais e a vida) e que não poderiam ser violados por nenhum Estado em nenhuma circunstância.
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