O Barroco brasileiro se passa num momento histórico posterior ao Brasil
colonial, mais precisamente no período de independência nacional e da vinda
da família real portuguesa para o país, o que trouxe enorme efervescência
cultural e literária e permitiu o surgimento de uma primeira literatura por aqui.
Escolha uma opção:
a) Verdadeiro
b) Falso
Respostas
A afirmativa está errada.
O Barroco brasileiro se enquadra em um momento maior, no contexto europeu, de reafirmação da cultura católica diante da Reforma Protestante. A Contra-Reforma, patrocinada pela própria Igreja Católica Romana, buscava reforçar a influência cultural e espiritual da Sé de Roma e retomar a influência política perdida com a Reforma.
Dessarte, o Barroco se inicia como um movimento no século XVI, na Itália. Tinha como referências, na literatura, a intensa religiosidade, em contraste com o antropocentrismo do estilo anterior. O conflito entre humano e divino, entre pecado e prazer e entre sagrado e profano permeavam o estilo de autores como o padre Antônio Vieira. Tais contrastes se refletiam em aspectos estilítiscos da prosa e da poesia, como o jogo de palavras ou o jogo de ideias.
No Brasil, os principais nomes do Barroco na literatura foram o padre Antônio Vieira e o advogado Gregório de Matos Guerra, também conhecido como Boca do Inferno.
A chegada da família real em 1808, contudo, trouxe grandes incentivos à cultura nacional. Dom João VI trouxe um grupo de artistas franceses para o país, a Missão Francesa. Trouxe também a Biblioteca Real, que depois se tornou a Biblioteca Nacional e criou uma gráfica para a impressão de jornais no Rio de Janeiro.