Respostas
A valorização da cultura tradicionalista e missioneira pautou as atenções, em 2018, na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Também, como Capital Gaúcha do Fandango, São Borja foi destaque no Rio Grande do Sul e encerrou o ano levando para os festejos de Natal a arte do tradicionalismo.
Em 25 de julho, no auditório da Acisb, aconteceu encontro do recém-criado Conselho Regional dos Governos Missioneiros. A presença de representantes dos 30 povos missioneiros latino-americanos – 15 do Paraguai, oito da Argentina e sete do Brasil – possibilitou definir diretrizes conjuntas, para o melhor aproveitamento e valorização da riqueza cultural e turística da região.
Os museus, como referência histórica e material, também foram, ao longo do ano, objeto de atenção permanente. Em destaque estiveram as contribuições missioneiras, guardadas em igrejas da cidade e no Memorial Apparício Silva Rillo.
Já com a motivação e o status de Capital do Fandango no RS, segundo lei estadual, a Secretaria de Cultura realizou, em 4 e 5 de agosto, o 2º Dia de Campo, no Parque General Vargas. Foram mobilizadas a Prefeitura e todas as entidades tradicionalistas. Já em 11 de setembro, a equipe da secretaria, liderada por seu titular, Íbaro Rodrigues, realizou, no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia em Porto Alegre, da divulgação da cidade como Capital do Fandango. A valorização desse potencial viria ainda ser enaltecido em setembro, na Semana Farroupilha.
Outras manifestações
Outras manifestações de fé religiosa mobilizaram a equipe da Cultura. No início de fevereiro, foram as festas dedicadas a Iemanjá e a Navegantes. Em 23 e 24 de junho as homenagens foram a São João Batista, com realização, mais uma vez, de procissão centenária e da tradicional Mesa dos Inocentes. Em 26 de agosto, Maria do Carmo, a 'santa-profana' ganharia monumento e estátua, por iniciativa da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, com obra de arte do artista plástico Rossini Rodrigues.
A fé religiosa ainda motivou, em 2018, outras importantes manifestações de fiéis, com apoio da Secretaria de Cultural. Um dos eventos foram as procissões de Corpus Christi e, depois, aconteceram duas outras grandes concentrações – a romaria a Nossa Senhora Conquistadora e a Marcha para Jesus. Ao mesmo tempo, a Fonte de São Pedro deverá ser revitalizada.
Mais eventos
O Carnaval tem crescido em São Borja e o ano que se encerra confirma isso. No início de 2018, vários eventos mobilizaram a comunidade, sob coordenação da área de Cultura. Em janeiro e fevereiro ocorreram o Concurso Regional de Músicas para o Carnaval Apparício Silva Rillo, a escolha da Corte, o desfile das escolas de samba, o Baile da Diversidade e ainda o Cais Folia. E o ano termina sendo preparados todos esses eventos novamente para 2019.
A Prefeitura apoiou a realização do o Festival Internacional da Cozinha Missioneira, um evento do Instituto Federal Farroupilha, promovido em novembro. No mesmo mês, na Praça XV de Novembro, foi realizada a 33ª Feira do Livro. Em dezembro, finalmente, na Praça Tricentenário, foi a vez da realização da 1ª Mostra de Carros Antigos, atraindo grande público.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja