Em uma reação termoquímica endotérmica como a dada no exemplo:
N₂(g)+1/2O₂ ===> 2NO(g)
Porque quando a energia(KJ) se localiza no ΔH e nos reagentes ela pode ser escrita com o sinal positivo (+), mas quando a energia(KJ) está localizada nos produtos, ela pode ser escrita com o sinal negativo(-)?
Passar pro outro lado da equação não é resposta, desejo saber a explicação do procedimento!
Respostas
Quando falamos de equação como sinônimo de reação química não estamos falando de uma equação como uma equação algébrica aonde podemos somar o mesmo termo dos dois lados da e fazer um cancelamento. As operações que podemos fazer em uma equação química são diferentes
Essa seta (→) que aparece na reação
N₂(g) + 1/2O₂ → 2NO(g)
significa que quando um mol de nitrogênio no estado gasoso se encontra com 0,5 mol de oxigênio gera 2 mol de monóxido de nitrogênio.
Observe que a seta é unidirecional, ou seja, a reação só ocorre em um sentido, se a seta fosse nos dois sentidos (⇌) significaria que a reação ocorre nos dois sentidos, portanto seria reversível.
Agora, sobre a variação de energia, imagino que você esteja falando sobre a variação de energia em uma reação química
ΔHreação = ∑ΔHprodutos – ∑ΔHreagentes
Acima temos uma equação algébrica, isso se confirma pelo sinal de igualdade (=).
Lembrando, em uma reação química, a esquerda temos os reagentes e a direita os produtos. Em se tratando do ΔH dos produtos, eles mantém o mesmo sinal normalmente.
Agora perceba que, quando falamos do ΔH dos reagentes, eles ficam com o sinal invertido pois são afetados pelo sinal de menos (–).
Se os valores forem negativos vão ficar positivos porque (–) com (–) fica (+).
Bons estudos! :)