Explique o modo como se pode entender, de acordo com o texto, essas diferenças
entre as religiões.
Respostas
Resposta:
No latim a palavra religião (religio) tem como significado “respeito”, “reverência”, “releitura”. Dessa forma, a palavra ainda deriva de relegere, em que re- significa “de novo” e está associada ao verbo legere, “ler”. Portanto, as religiões estariam ligadas a algo que nos conecte ao sagrado.
As diferentes religiões se distinguem a partir de suas doutrinas. Todas são manifestações da fé dos indivíduos e sua relação com a ou as divindades fundamentais. Em geral, as bases das religiões estão em textos considerados sagrados.
Para o cristianismo, a Bíblia é o principal texto. Assim como para o Judaísmo é a Torá, para o islã é o Alcorão. Além da crença em um só Deus, as três religiões têm sua origem em Abraão, personagem presente no livro do Gênese, no Velho Testamento, e. por isso são chamadas de religiões abraâmicas.
- As principais religiões do mundo:
Islamismo: O islã é a mais recente das três religiões abraâmicas, surgiu no século VII d. C. Os adeptos do islamismo são chamados de muçulmanos.
O livro principal do islã é o Alcorão e é considerado a própria palavra de deus, revelada ao profeta Maomé (Muhammad). Os muçulmanos dividem-se em duas ramificações principais: sunitas e xiitas.
Cristianismo: Baseado no Novo Testamento, o chamado Evangelho, compreendem Jesus Cristo como o Messias, enviado de Deus para a Terra.
Os cristão dividem-se em Católicos (romanos e ortodoxos) e Protestantes (luteranos, anglicanos, presbiteriano, metodistas, batistas, congregacionais, pentecostais e neopentecostais). No Brasil, é a utilização do termo “evangélicos” para se referir a uma parte dos cristãos protestantes, sobretudo os pentecostais e neo pentecostais.
Judaísmo: A religião é orientada pela Torá, seu principal livro sagrado, e pelo Talmude e pela Mishná, livros complementares com ensinamentos. Assim como o cristianismo, o judaísmo acredita na existência de um deus único, mas não compreende Jesus como o messias e aguarda sua vinda que marcará a prosperidade e paz para o povo judeu.
Hinduísmo: O hinduísmo é uma estrutura sócio-cultural da Índia, que engloba uma diversidade de religiões, a principal delas é o bramanismo. A cultura hindu é baseada na crença de que a alma está inscrita em um ciclo evolutivo de reencarnação marcado pelo carma (repetição). Deve haver uma evolução espiritual que possa libertar a alma desse ciclo atingindo o nirvana (libertação do sofrimento)
Budismo: O budismo também é uma religião originária da Índia com muitas similaridades, mas algumas diferenças importantes. O budismo é uma das poucas religiões não teístas do mundo, ou seja, não está relacionada à crença em deus. A característica principal do budismo está relacionada ao respeito aos ensinamentos de Buda (Sidarta Gautama) sobre a busca pelo fim do sofrimento humano.
Umbanda : uma religião brasileira nascida no início do século XX, une elementos da cultura africana, sobretudo de Angola, com elementos cristãos e da cultura popular
Candomblé : religião de matriz africana popular no Brasil. A religião é uma adaptação das religiões tradicionais africanas que vieram para o Brasil através do sequestro e escravização de povos africanos no período colonial. Possuem algumas semelhanças com a umbanda, mas não foi realizado o mesmo processo de sincretização com a religião cristã. As características principais do Candomblé são: Crença em um deus supremo que rege o universo; Culto aos elementos da natureza; Crença nos orixás.
Espiritismo (Kardecismo): Religião baseada na doutrina desenvolvida pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec A doutrina de Allan Kardec foi publicada em cinco livros principais (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese). A religião espírita acredita na reencarnação e evolução dos espíritos, bem como a comunicação entre vivos e mortos através de médiuns e mensagens psicografadas.