Respostas
Resposta:
Ditongo é o nome que se dá à combinação de um som vocálico com um som semivocálico emitidos num só esforço de voz. O ditongo diferencia-se do hiato pelo fato de este último ser constituído por duas vogais e não ser pronunciado na mesma sílaba. Quando a vogal antecede a semivogal denomina-se ditongo decrescente.
Explicação:
Resposta:
Ditongo:
O ditongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba.
_____________________________________
Para iniciarmos a análise do encontro vocálico conhecido como DITONGO, é necessário relembrar os conceitos que envolvem as vogais e semivogais. Assim, temos que:
VOGAIS - são os sons vocálicos mais fortes que dão base para a existência da sílaba. Analisando as palavras a seguir, percebemos que a vogal em destaque possui maior sonoridade na sílaba do que os demais fonemas que a compõem:
glória - mãe - viu
SEMIVOGAIS - As vogais i e u são chamadas de semivogais quando acompanham outra vogal e, portanto, são assilábicas. Veja como o som dessas semivogais é menos sonoro quando acompanhadas de uma vogal:
pai - quarto
De posse desses conceitos, podemos, agora, tratar do assunto que é foco deste texto, o DITONGO. Trata-se do encontro vocálico de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba. De acordo com essa posição da vogal na sílaba, o ditongo pode ser classificado em:
a) Ditongo decrescente: ocorre quando a vogal vem antes da semivogal.
Exemplos:
deu
viu
b) Ditongo crescente: ocorre quando a semivogal vem antes da vogal.