Conforme Chauí (2010, p.
431, grifos nossos),
[...] os juízos éticos de valor
são também normativos,
isto é, enunciam normas
que determinam o dever
ser de nossos sentimentos,
nossos atos, nossos
comportamentos. São
juízos que enunciam
obrigações e avaliam
intenções e ações segundo
o critério do correto e do
incorreto.
Respostas
A alternativa correta é a letra d) A função normativa da ética auxilia na busca por uma melhor convivência nas sociedades.
A ética tem um papel mais orientador, molda o comportamento do indivíduo afim de prescrever como ela 'deve' agir em determinadas situações em sua vida em sociedade. O intuito da ética é influenciar para que o ser humano tenha uma convivência e conduta em comunidade de forma melhor, portanto, uma das suas funções tem caráter normativo.
Para complementar a questão, segue as alternativas da tarefa:
(a) O termo “juízos éticos” poderia ser substituído por “juízos morais” sem alteração no sentido da frase, já que ética e moral são conceitos sinônimos. Incorreto, ética é uma forma de influenciar no comportamento do ser humano, moral são os valores, costumes do indivíduo.
(b) Como as religiões também determinam o “dever ser” dos indivíduos, podemos afirmar que ética e religião funcionam exatamente sob os mesmos fundamentos e racionalidades. Incorreto, porque a religião utiliza fundamentos ligados a fé, a elemento irracional para influenciar o indivíduo.
(c) Se os juízos éticos de valor são normativos, podemos concluir que eles sempre estão de acordo com as normas jurídicas. Incorreto, não necessariamente, vai depender dos valores destes.
(d) A função normativa da ética auxilia na busca por uma melhor convivência nas sociedades. Correto.
(e) Atualmente, a ética já esgotou sua função normativa, uma vez que já estabeleceu o “dever ser” para todas as situações possíveis e imagináveis. Incorreto, a ética é dinâmica assim como os contextos, portanto é impossível já estabelecer um comportamento para todas as situações.
Bons estudos!