Respostas
Resposta:
Com o excedente cada vez maior de produtos cultivados nos campos feudais, os burgos recebiam mais mercadorias e buscavam novos mercados. Com a quarta cruzada que venceu os muçulmanos em Constantinopla, o caminho da seda voltou a ficar aberto, com tudo isto o poder da burguesia crescia, mas os privilégios dos nobres não diminuíam, isto é, os altos impostos pagos pelos burgueses ainda se faziam presentes. E havia a rivalidade entre nobres e burgueses.
Os burgueses foram buscar auxílio no Rei, que, dentro do feudalismo, era quase como um nobre apenas, sendo diminuto seu poder de mando e de batalha.
Os impostos chegaram a ser extintos em algumas cidades italianas e os que vinham iam cada vez mais para o rei do que para o papa. Isso gerou conflito com o clero.
Com a proliferação da peste-negra, metade da população européia desapareceu e os servos, nos campos, exigiam ser pagos para trabalhar. Tal mudança de comportamento mais tarde resultaria na Revolução Industrial.
A burguesia apoiando cada vez mais o rei a ele concedia empréstimos e o poder real, frente a tudo que ocorria, foi crescendo. A ponto de acabar com a prática da suserania e vassalagem e criar o estado moderno.
Explicação: