Respostas
A transformação entre as unidades de velocidade quilômetro por hora (km/h) e metro por segundo (m/s) é feita por meio do fator 3,6. É importante conhecer essa “transformação” porque, em diversos exercícios, o uso incorreto de alguma unidade de medida pode levar a erros. A ilustração a seguir é um esquema de como passar km/h para m/s e vice-versa:
Por que 3,6?
O fator de conversão utilizado é o 3,6 em virtude das correspondências entre as unidades de medida de espaço e tempo, sendo 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s. Veja o exemplo da transformação de 72 km/h para m/s.
Vemos aqui que 72 km/h corresponde a 20 m/s, ou seja, um móvel que, em 1 h, desloca-se 72 km ou 20 m a cada segundo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aplicação cotidiana
A lei n° 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 252, proíbe, entre outras coisas, o uso de aparelho celular ao volante. O uso do telefone celular pode tirar a atenção do condutor e gerar graves acidentes. As unidades de medida de velocidade podem mostrar esse perigo.
Imagine que um motorista esteja trafegando por uma avenida com velocidade constante de 72 km/h no momento em que recebe uma mensagem em seu celular. Se esse motorista gastar apenas 3 s para ler a mensagem, ele se locomoverá às cegas por 60 m! Como vimos acima, 72 km/h correspondem a 20 m/s, ou seja, a cada segundo, o carro desloca-se por 20 m. Sendo assim, 3 s de olho no celular fazem com que o motorista desloque-se por 60 m sem ver nada na pista, espaço suficiente para que vários imprevistos possam ocorrer.
A transformação entre as unidades km/h e m/s é feita pelo fator 3,6
A transformação entre as unidades km/h e m/s é feita pelo fator 3,6