• Matéria: Geografia
  • Autor: juliamorena12itc
  • Perguntado 5 anos atrás

Pesquisa sobre vacina contra a covid, (ciência a matéria)me ajudar por favor

Respostas

respondido por: andreyzinlima
0

AO VIVO

NOTÍCIAS

CIÊNCIA E SAÚDE

Como está o desenvolvimento da vacina contra a covid-19?

CORONAVÍRUS | 04.02.2021



Eficaz e seguro: é o que se exige de um imunizante contra o vírus Sars-Cov-2. Equipes internacionais apostam em diferentes estratégias científicas. Um panorama do estado das pesquisas.

Cientistas espalhados pelo mundo testam em estudos clínicos a eficácia de mais de 50 candidatas a vacina contra a covid-19. 

A maior parte das candidatas ainda se encontra na fase pré-clínica, em que sua eficácia é testada, por exemplo, em cobaias de laboratório. As fases clínicas subsequentes se distinguem quanto a sua duração, entre outros pontos:

- na fase 1, são feitos testes em um pequeno grupo de pacientes humanos;

- na fase 2, a vacina é testada em grupos de pelo menos 100 participantes, com especial atenção para enfermidades prévias e características demográficas, como idade;

- na fase 3, testa-se a eficácia e segurança da vacina em pelo menos mil pacientes.

Nota: Na visualização, uma vacina não é mostrada como aprovada até que a FDA dos EUA ou a EMA europeia a tenha aprovado ou até que tenha sido liberada para uso emergencial por uma dessas agências ou pela OMS. Mais detalhes sobre a metodologia podem ser encontrados aqui. 

Algumas firmas, como a BioNTech e Pfizer ou a Sinovac, submetem suas candidatas a vacina a diversos testes paralelos, por exemplo, em diferentes grupos etários ou em doses e formas de ministração variadas.

Depois de as fases clínicas estarem concluídas, a firma está apta a requerer formalmente a aprovação da substância. Três agências são especialmente importantes nesse processo: a Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, a European Medicine Agency (EMA) na Europa e a Pharmaceutical and Medical Device Agency no Japão.

O que acontece depois que um imunizante é aprovado?

Mesmo que uma substância seja aprovada, isso não significa que todos possam ser vacinados imediatamente. Primeiro ela precisa ser produzida em grande escala. Em seguida, especialistas em logística precisam garantir a distribuição, e a firma deve responder a questões éticas, por exemplo como o medicamento será distribuído, ou quem terá prioridade na vacinação.

Por fim, cada um decide por si. Numa consulta em âmbito mundial, com mais de 13 mil habitantes dos 35 países mais afetados pela covid-19, a maioria se manifestou a favor da vacinação, havendo uma substância segura e eficaz.


juliamorena12itc: Vc pode tenta resumir !?
Perguntas similares