AJUDA SEM GRACINHA PFV, É PRA HOJE GALERA!!!!!!!!!!
1) Freud chamou a sexualidade de libido, que é parte a fundamental do inconsciente, este sedimentado até os 5 anos de idade no neurótico complexo de Édipo, através das estruturas Freudianas como o ID (pulsão ou desejo sexual irrefreável que busca o prazer a todo custo); o SUPEREGO (senso moral/social que se “equilibra” com o desejo) e o EGO (consciência da própria identidade que lida com o desejo, o social e lida ou se defende das exigências externas que pareçam ser ameaçadoras). Freud promove uma das 3 grandes e representativas mudanças práticas nos paradigmas humanos, junto com Nietzsche, Marx e Darwin. Porém, podemos destacar 3 grandes e fatais momentos históricos de abalo na identidade ou ego da humanidade. A começar pelo Heliocentrismo (é a terra que gira em torno do sol), o Darwinismo (homens e macacos tem a mesma origem nos genes) e o inconsciente Freudiano que é?
A) A parte racional, ou da razão, que passa a se tornar desconhecida ou irracional que não são consideráveis à realidade. É a zona confusa da nossa consciência racional.
B) A parte dos sonhos que permanecem desconhecidas sem nenhuma relação com a realidade. É a parte onírica desconectada com a realidade.
C) A parte desconhecida da consciência que estabelece uma conexão com a racionalidade e a realidade. É a “zona cinzenta” ou desconhecida de nossos pensamentos.
D) A parte da consciência que é racional, mas que só se desenvolve e funciona durante a infância, e não estabelece conexão com a realidade.
E) A Parte racional da consciência que estabelece conexão com a própria realidade.
2) O complexo de Édipo, dada a carência e vulnerabilidade da criança, é um mecanismo neurótico que gira em torno de uma perda/dano, e da percepção da rejeição, entendida, um pouco depois, pela criança como limite e proibição, e que ajudará a formar seu caráter social, mas que resulta na desilusão e numa posterior busca, manifestada em estratégias de compensação ou satisfação, para a obtenção de:
A) Prazer e dor.
B) Amor e poder.
C) Prazer e alívio.
D) Sadismo e masoquismo.
E) Prazer e controle.
3) Qual o sentimento resultante da castração?
A) Amor-próprio.
B) Contradição..
C) Poder.
D) Rejeição.
E) Prazer.
4) Com a castração simbólica, segundo Freud, meninos e meninas heterossexuais adotam estratégias de ação e de compensação diferenciadas, mas o menino castrado apenas uma vez, consegue redefinir/canalizar/sublimar a revolta e tristeza da rejeição com a consequente rivalidade com outros meninos depurando a rivalidade com conceitos de lealdade; honra; hombridade e dignidade, e assim estabelecer amizade com outros meninos. Já as meninas imediatamente, aqui especificamente as heterossexuais, castradas duas vezes, tais conceitos de honra; lealdade, hombridade e dignidade rivalizando com outras meninas, não são de imediato recursos adotados, porque ao se sentirem rejeitadas pela mãe e trocadas pelo pai se imaginam ou se creem?
A) Privilegiadas.
B) Abandonadas.
C) Potentes.
D) Desprivilegiadas.
E) Superiores.
5) No Mito de Édipo temos basicamente o assassinato do pai Laio, por Édipo, que o mata, não intencionalmente, e em seguida casa com a própria mãe (Jocasta), mas é o próprio Édipo quem manda investigar quem matou seu pai, sem saber que fora ele mesmo. Esse Mito é o primeiro inquérito judicial (de forma mítica) da História, em que tudo ocorre em torno do amor e sobretudo pelo poder. É o poder ou soberania que está por trás, pelo menos, de todos os mitos gregos. Freud traz tal mito, de forma análoga, para além de narrar esse tortuoso percurso mental, simbólico e inconsciente da criança emaranhada em vontade de matar o pai, que na cabeça da criança roubou seu primeiro amor (a mãe), e ao perceber que a mãe de fato ama o pai, sentir-se rejeitada, passando a buscar a própria identidade e o seu lugar no mundo. Com esse mito, Freud reforça a ideia, para os filhos, de que é preciso, assim como Édipo, simbolicamente matar os pais, para que o filho tenha mais chances de ter uma vida mais:
A) Racional.
B) Harmoniosa.
C) Independente.
D) Sexual.
E) Dependente.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1) c; 2) e; 3) d; 4) b; 5) c.
Explicação:
1) O inconsciente pregado por Freud tem a ver com o desconhecido, porém o sujeito, em sua estrutura, tem sim acesso à realidade;
2) Compensação denota controle, logo satisfação fala de obter prazer;
3) Sentimento de rejeição - ninguém gosta de mim, diria o sujeito;
4) Abandonadas, pois o posto da mãe é esvaziado;
5) Independente, os pais serão transformados noutra coisa posteriormente, e o filho gozará de liberdade para crescer.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás