Respostas
1- Preservativo masculino (camisinha masculina): Vantagens - Protege contra DTS e AIDS e é livre de hormônios. Desvantagens Se não usada corretamente pode rasgar ou sair durante a relação sexual e pode causar reação alérgica ao látex.
2- Preservativo feminino (camisinha feminina): Vantagens: Protege contra DST e AIDS e não afeta o uso de outros medicamentos. Desvantagens: Pode causar irritação ou reações alérgicas.
3- Pílula anticoncepcional: Vantagens: Pode reduzir o fluxo e dores relacionadas à menstruação e podem auxiliar no controle da acne. Desvantagens: Pode causar alterações no ciclo menstrual e não protege contra DTS e AIDS.
4- Anticoncepcional Injetável: Vantagens: Pode reduzir o fluxo e as dores relacionadas à menstruação e apresenta tempo de duração maior. Desvantagens: O retorno da fertilidade, após encerramento do uso pode demorar até 1 ano.
5- Adesivo anticoncepcional: Vantagens: Não exige controle diário. Desvantagens: Exige controle do número de semanas em que foi utilizado e pode causar irritação na pele.
6- Dispositivo intrauterino (DIU): Vantagens: Pode permanecer até 10 anos, podendo ser retirado a qualquer momento. Desvantagens: Pode causar infecção ou perfuração do útero e pode causar cólicas e/ou sangramentos irregulares.
7- Diafragma: Vantagens: Pode ser utilizado somente quando precisar. Desvantagens: Pode causar irritação, reação alérgica e infecção no trato urinário.
8- Anel vaginal: Vantagens: Alto índice de eficácia. Desvantagens: Pode causar dores de cabeça e alterações de humor.
9- Espermicida: Vantagens: É de fácil utilização. Desvantagens: Pode causar irritação, reação alérgica e infecção no trato urinário.
10- Pílula do Dia Seguinte: Vantagens: Maior índice de eficácia quando utilizada dentro do prazo de 12 horas após a relação sexual. Desvantagens: Possui dose elevada de hormônios em uma única pílula.
Métodos Contraceptivos Definitivos
1- Laqueadura: Vantagens: É realizado um procedimento cirúrgico em que o médico utiliza um instrumento que bloqueia a passagem do espermatozoide até o óvulo. Desvantagens: Não tem reversão.
2- Vasectomia: Vantagens: Ela consiste no bloqueio dos ductos deferentes, responsáveis pelo transporte do esperma para outras glândulas, de modo que o sêmen não tenha mais espermatozoides. Desvantagens: Não tem reversão.
Fonte: Toda Matéria