• Matéria: Biologia
  • Autor: vieiradalvinete1985
  • Perguntado 5 anos atrás

Mendel escolheu como material de estudo a ervilha Pisum sativum. As principais razões que o levaram a optar por essa espécie foram, EXCETO: *

a) facilidade de cultivo

b) ciclo de vida curto

c) flores hermafroditas

d) dificuldade no processo de autofecundação

e) facilidade de realizar polinização artificial

Respostas

respondido por: JoséSalatiel
7

Gregor Mendel

❑  Mendel foi muito feliz ao realizar seus estudos com a Pisum sativum, talvez um pouco de sorte tenha contribuído, mas não vamos tirar o seu mérito, apesar de nunca ter sido reconhecido em vida pelo seu trabalho prestado, hoje ele é conhecido como o pai da Genética.

❑  Gregor Mendel, primeiramente, fazia seus experimentos com animais, mas como ele foi para um monsteiro, onde podia aprimorar seus estudos sem a preocupação de vir de uma família humilde, o monge superior proibiu o sexo no local, por isso, Mendel passou a estudar e utilizar as ervilhas, mal sabia o monge que as plantas também fazem reprodução sexuada.

Por que a escolha da ervilha-de-cheiro?

❑  Existem diversos outros fatores que possibilitaram o sucesso nos experimentos, que são fatores importantes para se obterem dados concretos, característicos da espécie, como:

   ➯  Facilidade de cultivo - Mendel vinha de uma família agrícola e foi para o monsteiro para avançar seus estudos, ele já conhecia tal espécie e sabia que era fácil de se lidar com ela, principalmente em grande escala, se possui fácil cultivo, menos trabalho para se obter dados.

   ➯  Ciclo de vida curto - durante um ano, a ervilha-de-cheiro produz várias safras, o que possibilitou vários estudos em pouco intervalo de tempo, assim se tem uma maior gama de dados e eles podem ser refeitos a curto prazo.

   ➯  Características de fácil identificação - Mendel fez uso de sete características dualísticas na espécie, ou seja, não havia meio termo entre elas, ou as ervilhas eram verdes ou amarelas, as flores brancas ou rosadas, ou um ou outro.

   ➯  Flores fechadas e hermafroditas (autofecundação) - elas se autopolinizavam e não havia troca de pólen com outras plantas com diferentes materiais genéticos, eram puras, como nomeou Mendel.

   ➯  Facilidade para polinização artificial - cortar a flor e passar o pincel para uma troca de pólen artificial possibilitou fazer os mais diversos testes e observar os resultados, o que transmitiu credibilidade nos dados apresentados.

Conclusão

❑  Por fim, podemos perceber todas as principais características que a espécie de ervilha-de-cheiro possuía que foram responsáveis pelo sucesso dos estudos de Gregor Mendel. Comparando com as alternativas, a resposta que foge dessa razões é a (d) dificuldade no processo de autofecundação, até porque na natureza, essa espécie se autofecunda de forma natural.

Resposta: (d) dificuldade no processo de autofecundação.

  • Saiba mais sobre Genética Mendeliana em:

Primeira Lei de Mendel - https://brainly.com.br/tarefa/17986876

Quem foi Mendel? - https://brainly.com.br/tarefa/185069

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Anexos:

Anônimo: oi, queria excluir minha conta, como não tem mensagens encontrei esse meio
Perguntas similares