Respostas
Resposta:
Explicação:
Arte rupestre é o termo empregado para denominar o tipo de arte mais antigo da história, com início no período Paleolítico Superior. Encontrada em todos os continentes, a arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre (composições feitas com pigmentos) e a gravura rupestre (imagens gravadas em incisões na própria rocha). O estudo desta arte permite que os pesquisadores conheçam mais e melhor os hábitos e a cultura dos povos da antiguidade, fornecendo informações preciosas acerca da Pré-História. No ano de 1902, os especialistas aceitaram a ideia de que a arte rupestre é obra dos homens da Pré-História.
As principais características da arte rupestre
A denominação arte rupestre engloba as representações artísticas (desenhos, símbolos e sinais) pré-históricas feitas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas, abrigos rochosos e ao ar livre. No geral, exibiam representações de plantas, animais, pessoas do período em que viviam, e imagens do seu cotidiano, tais como os rituais, danças, caça, alimentação, etc. Ademais, o homem pré-histórico também se expressava por meio de esculturas em madeira, osso e pedra. Na produção das pinturas nas paredes das cavernas, os povos da antiguidade utilizavam sangue de animais, pedaços de rochas, ossos, argila, saliva, etc.
Na América, além desta arte pré-histórica, existe também outro tipo de arte primitiva: a denominada arte pré-colombiana, produzida pelos povos maias, incas e astecas. Estes povos contam a sua história com pinturas, esculturas e templos construídos com pedras.
Arte rupestre no Brasil
No nosso país, existem locais com pinturas rupestres. Confira a seguir:
No estado do Piauí, encontramos dois parques: o Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato e o Parque Nacional Sete Cidades;
Paraíba: Cariris Velhos;
No estado de Minas Gerais, encontramos dois sítios: Lagoa Santa e Peruaçu;
Mato Grosso: Rondonópolis.