• Matéria: Ed. Física
  • Autor: analucia00292
  • Perguntado 5 anos atrás

realize uma pesquisa relatando como se iniciou no Brasil a corrida de orientação​

Respostas

respondido por: AntoniaDudaa
0

Resposta:

eu só tirei do Google pois e pesquise sobre isso e eu pesquisei retire o que você achou interessante e Tchauu!

Explicação:

Orientação é um esporte cujo objetivo é percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, em que o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa, dado a cada concorrente. O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar.

O tempo gasto para percorrer o trajeto são função da capacidade física dos participantes, do treinamento de leitura do mapa e da rapidez em se orientar utilizando técnicas que são adquiridas com a experiência, além da capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Podem ser diversos os percursos e as características do terreno, como por exemplo: terrenos com areia, florestas mais ou menos densas, relevos acidentados, etc.

O esporte pode ser praticado a pé, de bicicleta, ou até mesmo com esquis, dependendo da modalidade em que o atleta decide participar.

Você pode participar em equipe (dois ou mais correndo juntos), individualmente, ou em revezamento (dois ou mais competidores de uma equipe participando sucessivamente).

Os atletas de orientação, assim como os demais atletas de corrida, são classificados pelo percurso em que competem, e, além disso, pela idade e pelo sexo.Um atleta identificado como H 21 B L, por exemplo, significa que este é um homem (“H”), tem 21 anos, em um trajeto difícil (com muitos obstáculos) (“B”), cujo percurso é longo (“L”).

O esporte surgiu em 1918 na Suécia. Existe uma história que relata que um dia um corredor, que era matemático, pensava que o tempo gasto para praticar uma atividade física era um tempo perdido para a mente. Assim, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria. Este corredor podia ser considerado o “pai das corridas de Orientação”. A vontade de ocupar a mente enquanto se realiza atividades físicas talvez tenha sido responsável pela grande aceitação deste esporte, que alia a atividade física com uma atividade mental intensa.

Porém, quem realmente é considerado o “pai da Orientação” é o sueco, Major Killander. Em 1918, ele observou que estava diminuindo o número de concorrentes em corridas realizadas no campo. Assim, decidiu utilizar a natureza para motivar a participação nessas competições.

Em 1922, o primeiro campeonato Distrital na Suécia havia sido realizado, e em 1937, o primeiro campeonato nacional.

Como o esporte era muito útil para a mente e para o bem estar físico, esta atividade passou a ser introduzida nos currículos escolares da Suécia em 1942. Ainda hoje, a Orientação é um dos esportes mais praticados na Suécia e nos demais países nórdicos.

No Brasil, a história da Orientação começou em 1970, quando alguns militares foram a Europa observar as competições de Orientação. Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na Orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil.

Em 1974, o esporte Orientação foi incluído no currículo da Escola de Educação Física do Exército, EsEFEx, sendo uma disciplina obrigatória. Nesta Escola, no mesmo ano, foi editada a primeira publicação técnica brasileira sobre o esporte Orientação.

Por ter sido praticado inicialmente pelos militares, o esporte é muito conhecido em todas as escolas militares do Brasíl. É muito famoso também no sul do país onde o esporte é mais divulgado e a sua prática teve origem.

Durante o último campeonato nacional, realizado em Fortaleza, Campina Grande foi representada por uma equipe formada por integrantes do 31º batalhão de Infantaria situado em nossa cidade. Veja na foto abaixo os atletas, que ganharam 4 vezes o primeiro lugar, 3 vezes o segundo lugar, um terceiro lugar e 3 vezes quarto lugar, durante diversas provas realizadas no campeonato.

Orientação é um esporte emocionante, em que o atleta pode ter um contato direto com a natureza, e que pode ser praticado por todas as pessoas de uma família, por isso o esporte é conhecido como o esporte da família, ou o esporte da natureza. È uma pena que a orientação não é tão conhecida em nossa cidade, mas certamente crescerá, com isso teremos mais equipes além da equipe do quartel.

Perguntas similares