• Matéria: Filosofia
  • Autor: bellyhsilvaa
  • Perguntado 5 anos atrás

Sobre a definição do que vem a ser filosofia e o filosofar podemos considerar que os enunciados abaixo estão corretos, exceto:

a - A explicação do que vem a ser a filosofia já é uma questão filosófica. Ela não está fora do mundo, nem constitui um saber acabado ou um conhecimento estabelecido para sempre. Esta pressupõe constante disponibilidade para a indagação. Neste sentido não se aprende a filosofia, mas a filosofar.

b - Para Platão e Aristóteles a primeira virtude do filósofo é o admirar-se, ser capaz de se surpreender com o óbvio e questionar aquilo que nos é dado como verdades. Isso caracteriza a filosofia não como dona da verdade e sim como a busca da verdade.

c - Mas que um saber, a filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais. A filosofia deve ser compreendida como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade.

d - Diante do desenvolvimento científico e tecnológico a filosofia e o filosofar se tornam cada vez mais desnecessários, visto que significa um tipo de saber desinteressado, logo improdutivo e descartável para a compreensão do mundo e da vida humana.​

Respostas

respondido por: DiogoSart
3

Resposta:

Alternativa D.

Explicação:

A alternativa D está incorreta pois afirma que a filosofia no mundo científico e tecnológico é desnecessária, improdutiva e descartável.

O que realmente ocorre é o oposto, quanto mais científico e tecnológico é o mundo, maior a necessidade de filosofar para compreender o mundo e suas transformações.

Perguntas similares