Respostas
Resposta:O processo da escravidão se deu por volta do século XV, a ideia é baseada em mão de obra barata de se adquirir (muitos portugueses adquiriam esses escravos por troca de cavalos, vinho português, fumo, etc..). No Brasil a vinda de milhões de escravos se dá por volta de 1530, quando a expedição de Martim Afonso de Sousa vem ao Brasil no intuito de colonizá-lo e produzir cana de açúcar no Brasil, e para trabalhar nesses engenhos eram colocados em sua grande maioria os negros escravizados.
Explicação:No início alguns índios eram escravizados (principalmente pelo princípio da "Guerra justa"), as ideias de que os índios não eram escravizados porque eram preguiçosos é errônea, eles tinham mais serventia nas extrações das "Drogas do Sertão" tais como, Cacau, cravo, guaraná, urucum... e muitos deles foram catequizados.
Resposta:
O tráfico negreiro é como chamamos a prática de tráfico de escravos da África para o continente europeu e americano, incluindo o Brasil. O tráfico de escravos consistiu, basicamente, na migração forçada de africanos com o intuito de escravizá-los durante a colonização da América. Essa atividade, em nosso país, iniciou-se em meados do século XVI e encerrou-se somente em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós.
O tráfico negreiro foi responsável por trazer, forçadamente, cerca de 11 milhões de pessoas africanas para a América. As razões para a implantação da escravidão de africanos aqui foi a escassez de mão de obra indígena aliada aos interesses metropolitanos em desenvolver o comércio ultramarino. Os portugueses compravam os escravos em suas feitorias instaladas no litoral da África. Os escravos eram obtidos como prisioneiros de guerra vendidos por determinados reinos ou eram prisioneiros emboscados pelos traficantes. Enfrentavam uma viagem de mais de 40 dias, em condições degradantes, que fazia com que vários escravos morressem durante a viagem.
Vieram de diferentes regiões da África, como Senegâmbia, Angola, Congo e Moçambique.
Os locais no Brasil que mais receberam escravos foram Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O tráfico negreiro só foi proibido no Brasil em 1850, por meio da Lei Eusébio de Queirós. Estima-se que o Brasil recebeu de 3,5 milhões a 5 milhões de africanos escravizados. O país foi o que mais recebeu escravos africanos do mundo.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!