Respostas
Resposta: 1 - A Revolução Pernambucana iniciou-se no dia 6 de março de 1817, com a morte do brigadeiro português Manoel Joaquim Barbosa de Castro.
2 - A Revolução Pernambucana foi resultado das insatisfações locais que já existiam havia um certo tempo e que foram aumentadas com a transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Essa mudança ocorreu em 1807 e 1808 por causa da invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
3 - O descontentamento com a presença da Corte portuguesa no Brasil era explicado pelo aumento dos impostos, realizado para manter os luxos da família real portuguesa e para financiar as campanhas militares que eram travadas na Cisplatina. Além disso, D. João VI também havia nomeado portugueses a cargos públicos importantes, principalmente no exército, prejudicando as elites locais.
Fonte: Mundo Educação.
Resposta:
A revolução pernambucana foi uma revolta que ocorreu por causa dos altos impostos cobrados por Portugal. Houve o descontentamento da população de Pernambuco por causa da seca que prejudicou muito a produção agrícola, gerando fome e aumento de preços.
Para conter essa situação da província, os revoltados tomaram a província de Pernambuco e instalaram a republica, declarando independência de Portugal.
A revolta acabou quando D. João VI enviou varias tropas para conter os revoltosos. A revolta foi contida e a província voltou ao domínio de Portugal. Muito dos revoltosos foram mortos