• Matéria: História
  • Autor: allijordam
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir:



A instauração de uma colônia portuguesa no território americano não se deu imediatamente após a tomada de posse por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Portugal mantinha seus recursos voltados para o comércio oriental, deixando a colônia americana, por alguns anos, numa posição secundária, pois ainda não havia encontrado aqui metais preciosos nem produtos similares aos do rentável comércio afro-asiático: ouro, marfim, especiarias, porcelanas, seda, algodão, escravos, entre outros. A única preocupação com o território recém-conquistado era garantir sua posse, enfrentando as contínuas investidas de outros países europeus.



A partir dessa informação, assinale a alternativa INCORRETA:



1 - Após a chegada de Cabral, a Coroa Portuguesa mandou expedições à sua colônia da América. A primeira expedição chegou em 1501. Além de nomear diversas localidades litorâneas, como a Baía de Todos-os-Santos e o lugarejo de São Sebastião do Rio de Janeiro, confirmou a existência do pau-brasil, madeira da qual se extraía um corante já utilizado na Europa para tingimento de tecidos.

2 - Em 1503, outra expedição fundou feitorias no litoral fluminense para a armazenagem da madeira e o carregamento de navios. As feitorias, além de guardar os produtos extraídos da colônia, eram postos de defesa contra outros conquistadores. Em torno da sede, formavam-se plantios e se criavam animais para o sustento dos feitores e militares locais, de modo que acabaram por tornarem-se núcleos colonizadores.

3 - A extração do pau-brasil atraía também os contrabandistas estrangeiros, o que levou o governo português a enviar expedições militares ao litoral brasileiro em 1516 e 1526. Em razão da abundância de pau-brasil no litoral brasileiro e da pressão estrangeira, a Coroa portuguesa estabeleceu a livre concorrência sobre a exploração do produto.

4 - Os indígenas passaram a ser utilizados na extração da madeira. Por meio do escambo (troca), os indígenas realizavam o corte e o transporte da madeira e recebiam por isso objetos vistosos, mas de pouco valor, como espelhos, miçangas e instrumentos de ferro. Depois os indígenas passaram a receber também armas de fogo, pólvora, cavalos, espadas, em troca de farinha, milho e ?peças?, como eram chamados os indígenas aprisionados para serem escravizados.​

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
0

A afirmativa incorreta é a 3, pois a Coroa portuguesa não estabeleceu a livre concorrência sobre a exploração do pau-brasil.

A colônia portuguesa foi implantada no território brasileiro de forma gradativa a partir de 1500. Em que a colônia americana de Portugal ficou por um período como sua opção secundária no que diz respeito a exploração do comércio, pois Portugal dava prioridade ao comércio oriental.

Depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, a Coroa Portuguesa mandou ao Brasil alguns oficiais para o reconhecimento do novo país, e também nomeou algumas localidades do litoral e descobriu a existência do pau-brasil no território.

Bons estudos!

Perguntas similares