1)
Tomemos o trecho abaixo, tirado de Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato:
— Meus filhos — disse Dona Benta —, esta obra está escrita em alto estilo, rico de todas as perfeições e sutilezas de forma, razão pela qual se tornou clássica. Mas como vocês ainda não têm a necessária cultura para compreender as belezas da forma literária, em vez de ler vou contar a história com palavras minhas. — Isso! — berrou Emília. — Com palavras suas e de Tia Nastácia e minhas também — e de Narizinho — e de Pedrinho — e de Rabicó. Os viscondes que falem arrevesado lá entre eles. Nós que não somos viscondes nem viscondessas, queremos estilo de clara de ovo, bem transparentinho, que não dê trabalho para ser entendido. Comece. (p. 17)
Vemos nesse trecho que Lobato põe em prática suas concepções sobre as histórias infantis, que seria:
I. Focar as histórias nas aventuras.
II. Buscar uma linguagem simples e próxima da oralidade.
III. Enxugar os textos, tirando as lições de moral.
IV. Dar voz aos ouvintes das histórias.
V. Não permitir que os ouvintes atrapalhem a contação das histórias.
De acordo com o texto de Lobato sobre como se apresentar uma história, está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I, II e III, apenas.
c)
II e IV, apenas.
Alternativa assinalada
d)
II, III e V, apenas.
e)
III, IV e V, apenas.
2)
De acordo com Darnton (1986), as primeiras narrativas que deram início à literatura no ocidente foram as ____________e _______________, preservadas pela memória do povo. Darnton retoma essas narrativas lembrando as versões que assumiam novas características, incorporando aspectos da ________das localidades em que eram contados. Por isso é importante investigar como as histórias se modificavam.
Preencha as lacunas com as palavras CORRETAS ao sentido do trecho.
Alternativas:
a)
crônicas – fábulas – realidade
b)
orais – folclóricas – cultura
Alternativa assinalada
c)
escritas – moralizantes – cultura
d)
orais – escritas – realidade
e)
cantigas – relatos – vida
3)
Fanny Abramovich (1995, p. 23) afirma que: Mesmo as crianças maiores, que já sabem ler, também podem sentir grande prazer no ouvir. Ela cita então Alga Mariña Elizagaray: El poder de la literatura para niños. (Havana, Letras cubanas, s. d. adaptado):
“Não devíamos esquecer nunca que o destino da narração de contos é o de ensinar a criança a escutar, a pensar e a ver com os olhos da imaginação. A narração é um antiguíssimo costume popular que podemos resgatar da noite dos séculos, mas nunca tecnificá-la com elementos estranhos a ela.”
PORQUE
“Usar slides ou qualquer outro meio de ilustração e distração é interferir e neutralizar a sua mensagem, que é sempre auditiva e não visual”.
Refletindo sobre o contar histórias e observando as duas asserções acima, assinale a opção CORRETA.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
De acordo com Zilberman (1985), a literatura infantojuvenil surgiu junto com a criação da família burguesa e a reformulação da escola. A autora trata de alguns fatos que tornam problemáticas as relações entre literatura e educação. Entre eles temos:
I. O fato de não ser aceita como arte por causa do objetivo didático.
II. A crítica desprestigia globalmente a produção destinada aos pequenos.
III. A literatura acaba sendo de difícil entendimento para a criança.
IV. Muitas vezes a escola obriga a criança a ler.
V. O jovem não quer ser ensinado por meio da arte literária.
De acordo com as características da literatura infantojuvenil, surgida junto com a família e a escola, quais são as afirmativas corretas?
Alternativas:
a)
I, II e III apenas.
b)
I, III e V apenas.
c)
I e V apenas.
Alternativa assinalada
d)
I, II e V apenas.
e)
II e V apenas.
Respostas
Resposta:
1-C; 2-B; 3-A; 4-C;
Explicação:
corrigidas pelo AVA
1. De acordo com o texto de Lobato sobre como se apresentar uma história, está correto o que se afirma em:
c) II e IV, apenas.
II. Buscar uma linguagem simples e próxima da oralidade.
IV. Dar voz aos ouvintes das histórias.
2. Preenchendo as lacunas com as palavras corretas tem-se: b) orais – folclóricas – cultura.
De acordo com Darnton (1986), as primeiras narrativas que deram início à literatura no ocidente foram as orais e folclóricas, preservadas pela memória do povo. Darnton retoma essas narrativas lembrando as versões que assumiam novas características, incorporando aspectos da cultura das localidades em que eram contados. Por isso é importante investigar como as histórias se modificavam.
3. Refletindo sobre o contar histórias e observando as duas asserções a opção CORRETA é a letra:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
4. De acordo com as características da literatura infanto-juvenil, surgida junto com a família e a escola as assertivas que apresentam a questão correta é a de letra: c) I e V apenas.
I. O fato de não ser aceita como arte por causa do objetivo didático.
V. O jovem não quer ser ensinado por meio da arte literária.
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