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Resposta:
Traje
Os competidores devem usar vestimentas e calçados esportivos. Roupas com tecido jeans, por exemplo, são vetadas em torneios oficiais de tiro com arco. O uso de uniforme não é obrigatório em torneios estaduais, mas é recomendado. O atleta deve utilizar também a aljava para suas flechas. O protetor de pulso é recomendado para todos os atletas. O protetor de peito, ou peiteira, é recomendado para quem compete com arco recurvo, especialmente as atletas.
Checagem de equipamentos
Antes dos tiros que vão marcar a pontuação dos competidores, a arbitragem faz a checagem dos equipamentos dos atletas, como arco, flechas, dedeira (para competidores de arco e recurvo) e disparador (para quem utiliza o arco composto).
No arco recurvo, fica proibida a mira com túnel ou fibra óptica maiores que dois centímetros. Marcas na janela ou na corda que possam auxiliar na mira também são proibidas. Na dedeira não pode haver ganchos ou ferramentas que possam fazer disparos mecânicos.
No arco composto, são permitidos gatilhos mecânicos, scope e peep sight. A potência máxima para o composto é limitada em 60 libras.
As flechas para os dois tipos arcos devem ser marcadas no tubo com o nome ou iniciais do arqueiro. Elas também devem ter penas (ou vanes) e nocks em cores padronizadas.
O protetor de peito é recomendado para os arqueiros – e principalmente arqueiras – que utilizam arco recurvo, e o protetor de pulso é recomendado para arqueiros de arco recurvo ou composto, embora esses não sejam equipamentos obrigatórios.
O atleta pode se recusar a participar da etapa de checagem de equipamentos, mas ele será punido com perda de pontos se alguma irregularidade for detectada durante a competição.
Manutenção de equipamentos
Durante a competição – exceto na fase de combate – o competidor pode solicitar a suspensão temporária da competição para realizar manutenção no seu equipamento, caso haja alguma avaria.
Ao longo do torneio, o tempo de pausa para cada atleta não pode superar 15 minutos e o intervalo só pode ser solicitado em situações específicas. Quebras de nocks, por exemplo, não justificam o pedido de interrupção da partida, já que o arqueiro tem por obrigação ter flechas extras.
Se a corda ou lâmina do arco quebrar, por exemplo, a competição pode ser parada até que seja feita a substituição das peças, desde que a manutenção não ultrapasse o tempo máximo permitido.
Rodada de aquecimento
Antes de disparar os primeiros tiros valendo a pontuação oficial, a organização do torneio deve disponibilizar aos atletas um tempo para rodadas de aquecimento. Os competidores não são obrigados a participar dessa etapa do torneio, mas ela é importante para ajustes finais da mira e regulagem dos equipamentos.
Disparos e rodadas
Nas competições outdoor (ambientes ao ar livre), cada arqueiro dispara 72 flechas em séries de seis. Vence a etapa de classificação quem somar a maior pontuação.
Nas competições indoor (em ambientes fechados, sem adversidades climáticas), cada arqueiro dispara 60 flechas, em séries de três disparos. Vence a etapa de classificação quem somar a maior pontuação.
Cronômetro e corneta
O arqueiro tem quatro minutos para as rodadas de seis disparos; nos torneios. Os momentos de iniciar e concluir os tiros de cada rodada são sinalizados pelo som de uma corneta eletrônica ou apito; cada quantidade de silvo indica uma etapa diferente da rodada, que ocorrem na seguinte ordem:
-Dois silvos: indicam que o arqueiro deve ir para a linha de tiro, autorizado a pôr a flecha no arco – mas não erguê-lo, puxar a corda nem apontá-lo para alvo.
-Um silvo: dez segundo após o primeiro momento, é soado um único silvo, que autoriza o arqueiro a erguer o arco, apontar e atirar.
-Três silvos: indicam o fim da rodada e os arqueiros devem interromper os tiros. Qualquer disparo além do tempo estabelecido significa infração do atleta.
Raias de tiro e numeração do alvo
Antes do início da competição, a organização do torneio deve definir a posição de tiro de cada atleta, que pode ser feita por sorteio ou acerto entre as partes. A raia pode conter até dois cavaletes com os alvos.
Cada atleta tem direito a um espaço mínimo de 80 centímetros dentro da raia; se ele utilizar luneta, o equipamento deve obedecer a esse limite. Paratletas com cadeira de rodas têm direito a um espaço mínimo de 1,20 metro.
O arqueiro sorteado para atirar na segunda face do alvo seis, por exemplo, diz-se que é o atleta do alvo 6B (seis referente ao número do alvo e a letra B é relativa à ordem da face no anteparo).