Respostas
Resposta:
Corporeidade tem um grande valor que é gerado pelas:
Conquista progressiva da autonomia, por meio do domínio emocional e da confiança em si.
Conquista de um equilíbrio dinâmico, por meio do logro de uma suficiente satisfação da necessidade de movimento; diminuição da agressividade pela sublimação e pela necessidade de ajustar-se ao grupo etário.
Adaptação da personalidade ao mundo físico, social e cultural em que deverá atuar, mediante experiências sociais e contatos humanos frutíferos, fortalecendo o espírito competitivo, indispensável no momento atual. (Vieira, 2009, p. 22).
A corporeidade na Educação Infantil é de grande relevância para o desenvolvimento integral da criança, e juntamente com as outras áreas do conhecimento ela ajuda no desenvolvimento do infante em todas as direções, e com isso deve ser respeitado todo o seu processo de evolução.
Segundo Rodrigues (2003) a corporeidade é tida como um movimento corporal que é muito importante para a criança, em que a mesma o tem desde o seu nascimento. A mesma permite ao infante ter um conhecimento prévio do seu corpo, um aperfeiçoamento dos esquemas dos movimentos que são disponíveis, ter a incorporação das novas estruturas variadas por movimentos, desenvolvimento de sentidos e das atividades mentais de cada um.
Explicação:
Corporeidade tem um grande objetivo na educação infantil que é estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar a criatividade no aluno. A mesma tem um grande conhecimento, em que o mesmo tem um significado para a criança durante a sua infância.
Para que a corporeidade seja produtiva é precisar seguir três conceitos:
Valores do corpo para o homem: Segundo a filosofia o corpo é unido à alma, em que se constitui a expressão da personalidade o respeito como um valor humano que é essencial. A corporeidade age com precisão sobre o corpo em que deverá capacitá-lo para uma educação plena.
O papel do jogo: O jogo juntamente com a corporeidade é tido como a atividade mais prazerosa, pois satisfaz as necessidades de movimento que as crianças têm em seu potencial e oferece várias possibilidades educacionais.
Os benefícios das atividades: As coordenações e os benefícios corporais, funcionais e posturais, tem que serem feitos no momento certo do desenvolvimento de cada criança, pois senão eles não serão recuperados com todo o aproveitamento.