Respostas
Os métodos de controle dos britânicos no que diz respeito aos territórios e à exploração de riqueza eram: leis, cobrança de impostos, divisão da população nativa em tribos rivais, e caso considerassem necessário, a utilização da violência contra condições de resistência.
Durante o auge do Império Britânico, quase 30% de todo o território do planeta era ocupado por esse império, considerando regiões da América do Norte, da África, da Ásia e até mesmo da Oceania.
Bons estudos!
Os métodos de controle dos territórios em relação à exploração das riquezas na África eram feitos através da parceria entre lideranças locais e em algumas regiões, que eram mais ricas, como por exemplo o Império Ashanti, os britânicos exerciam papel político diretamente, tomando à força o poder político dos chefes locais.
Na Ásia, as estratégias dos britânicos para a Índia, foram promover taxação de produtos locais para forçar o aumento de preços dos produtos indianos, como os tecidos. Houve também o fornecimento forçado de matérias primas, como o algodão, obrigando os indianos a comprarem produtos industrializados ingleses.
Na China, a estratégia dos britânicos, foi tentar viciar a população em ópio, uma substância entorpecente e ilegal, proibida pelo governo chinês, o que levou à Guerra do Ópio.
Estes fatos ocorreram durante o século XIX, nos países da África e Ásia, onde as potências industriais europeias promoveram o neocolonialismo, ocupando estes territórios em busca de matérias primas para a indústria, mercado consumidor para seus produtos e locais para investir capitais excedentes.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622236