A queima de qualquer substância ocorre através da reação de combustão. Considere a molécula de etanol (CH3CH2OH), que é usada como combustível em veículos automotores, a queima pode ser representada pela equação química não balanceada mostrada abaixo:
aCH3CH2OH + bO2 → cCO2 + dH2O
Para que a equação acima esteja corretamente balanceada os coeficientes estequiométrico a,b,c e d deve ser respectivamente os números apresentados na opção:
Lembrando que os coeficientes estequiométricos devem ser os menores números inteiros
Respostas
Resposta:
a= 1, b=3, c=2,d=3
Explicação:
Uma forma eficiente de balancear uma equação química é balancear os átomos nessa ordem: Metais, Ametais, Carbono, Hidrogênio e por ultimo o Oxigênio. Como nessa equação química não há metais e nem ametais diferentes dos citados deve-se começar o balanceamento pelo carbono, como há apenas uma substância nos reagentes com esse elemento vamos dar-lhe o coeficiente 1 (a=1). Como nos reagentes há dois átomos de carbono, você precisa ter 2 átomos de carbono nos produtos, para isso vamos ter que por o coeficiente 2 no CO2 (c=2).
Já achamos dois coeficientes, agora seguindo o macete exposto no início vamos balancear o hidrogênio. Como nos reagentes esse elementos aparece 6 vezes na molécula de etanol, precisamos de 6 hidrogênios nos produtos, para isso basta por o coeficiente 3 no H2O (d=3).
Por último, basta balancear o oxigênio nos reagente, para isso, vamos contar o número de átomos O nos produtos o que resulta em 7, como já existe um átomo de oxigênio na molécula de etanol, só precisamos por o coeficiente 3 no O2 para que nos reagentes hajam 7 átomos de Oxigênio (b=3)
A equação balanceada fica assim:
1 CH3CH2OH + 3O2 → 2CO2 + 3H2O