• Matéria: Sociologia
  • Autor: jheniffeeerr
  • Perguntado 5 anos atrás

1) Leia o texto: A Antropologia nos ensina, portanto, que os povos dispersos pelo planeta constituem uma série diversificada de culturas. Cada uma delas com suas características intrínsecas e irredutíveis. Não é por acaso que o debate sobre o relativismo cultural atravessa o pensamento antropológico deste o seu início. Apesar da existência de correntes mais universalistas (o estruturalismo é uma delas) predominou na Antropologia clássica uma compreensão da unicidade de cada cultura. (Renato Ortiz). Sobre a diversidade cultural assinale a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) O Relativismo Cultural consiste na postura pela qual cada manifestação cultural é considerada legítima, sendo o resultado da experiência cotidiana de determinado agrupamento humano em sua interação constante com outros grupos. Reconhecimento da diversidade cultural como positiva.
b) A postura estruturada no etnocentrismo julga as outras culturas a partir da perspectiva particular da cultura a que se pertence.
c) A Alteridade seria o reconhecimento da diferença. Segundo Nicola Abbagnano, alteridade significa “ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro”.
d) O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.​

Respostas

respondido por: mariaeduardagu40
17

Resposta:

1) Leia o texto: A Antropologia nos ensina, portanto, que os povos dispersos pelo planeta constituem uma série diversificada de culturas. Cada uma delas com suas características intrínsecas e irredutíveis. Não é por acaso que o debate sobre o relativismo cultural atravessa o pensamento antropológico deste o seu início. Apesar da existência de correntes mais universalistas (o estruturalismo é uma delas) predominou na Antropologia clássica uma compreensão da unicidade de cada cultura. (Renato Ortiz). Sobre a diversidade cultural assinale a alternativa incorreta:

d) O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.

2) Leia a citação: Pode mesmo representar o preço a pagar para que os sistemas de valores de cada família espiritual ou de cada comunidade se conservem, e encontrem no seu próprio fundo as fontes necessárias à sua renovação. Se… existe entre as sociedades humanas um certo optimum de diversidade para além do qual elas não poderiam existir, mas abaixo do qual elas não podem também descer sem perigo, deve reconhecer-se que esta diversidade resulta em grande parte do desejo de cada cultura de se opor àquelas que a rodeiam, de se distinguir delas, numa palavra, de ser ela mesma; elas não se ignoram, apropriam-se de coisas umas das outras sempre que há ocasião, mas, para que não pereçam, é preciso que, sob outras relações, persista entre elas uma certa impermeabilidade. (Lévi- Strauss)Sobre a Diversidade Cultural, marque a alternativa incorreta:  

d) O reconhecimento da Diversidade Cultural não diminui as formas de preconceitos existentes nas sociedades.

Espero ter ajudado!! ♥

Classroom/ Sociologia aula 1 - 3ºano

respondido por: winederrn
1

A letra (D) está incorreta.

Letra D: O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.​

Essa afirmativa está errada porque a Alteridade é vista como sinônimo de empatia, vale destacar, que é a capacidade de perceber os problemas e se colocar no lugar da outra pessoa.

Partindo desse ponto de vista, é incorreto afirmar que a alteridade leva a incompreensão das diferenças e à intolerância entre os diversos grupos sociais (nas cidades e no campo).

Por fim, segue um exemplo prático da aplicação da alteridade nas relações humanas:

O respeito e tolerância às ideologias políticas, econômicas, religiosas e sexuais.

Aprenda mais sobre o tema Relativismo Cultural em:

https://brainly.com.br/tarefa/20561564

Cuide-se bem!

Anexos:
Perguntas similares