1- Qual é a origem do carimbó?
2- Quais são os principais estilos culturais musicais do Nordeste:
3- Qual o principal estilo musical do centro-oeste e qual é instrumento é o mais utilizado?
4- Qual o país influenciou o samba brasileiro e qual é sua característica?
5 - Qua instrumento musical é utilizado na milonga, e quais os instrumentos utilizados no
fandano?
Me ajudem
Respostas
Resposta:
O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.
A união das palavras também batizou o tambor grande e o curimbó se toca com as pernas abraçando o instrumento. O milheiro e as maracas completam a sonoridade indígena. A dança de passos miúdos, em roda, também vem da tradição dos índios, mas não seria de todo Brasil se não tivesse mistura.
No rebolado sensual está a herança do sangue negro, presente ainda no batuque acelerado e no som do banjo. Do branco europeu vem o saxofone, a flauta ou o clarinete. O jeito de dançar em rodopios, com a formação de casais, é bem português.
Tudo isso está muito ligado ao estado do Pará, principalmente à região do estuário do Rio Tocantins, ilha do Marajó e nordeste do Pará, que concentra a grande maioria dos grupos de carimbó do estado.
Tem até festival, como o que acontece no município de Marapanim, que reúne grupos de todo o Pará, desde 2004. Em Marapanim existem, pelo menos, 40 grupos de de carimbó, que se dividem em duas regiões: a do Salgado e o da Água Doce, por causa dos rios que atravessam as comunidades.
É difícil afirmar com exatidão onde nasceu o carimbó, mas para o historiador Agripino da Conceição, citado em uma música, foi em Marapanim, o que enche de orgulho o Mestre Santinho. “O carimbó nasceu aqui em Marapanim, na nossa comunidade de Maranhãozinho. Você está aqui, no berço do carimbó", diz.
Carimbó também diverte gente muito simples, que dança sem fantasia, em chão de terra batida. Em Santarém Novo, município de pouco mais de seis mil habitantes, perto de Marapanim, o ritmo está muito ligado à religião. É o chamado “carimbó pro santo”. Sempre no final de dezembro, um grupo da comunidade rural de Rio Maracanã festeja São Benedito, santo negro da igreja católica e tudo começa com carimbó