• Matéria: Português
  • Autor: micadrika450
  • Perguntado 5 anos atrás

O Tênis de Mesa brasileiro ganhou uma motivação a mais hoje com a divulgação da listagem do novo ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Pela primeira vez na história, cinco mesa-tenistas brasileiros aparecem entre os 100 melhores do mundo. Até hoje, apenas cinco países detinham o monopólio de ter cinco ou mais atletas entre os 100 melhores do planeta: China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Suécia. No ranking por equipes, o Brasil ocupa a sexta posição.

A novidade da lista divulgada nesta quinta-feira (3) pela ITFF foi a performance do paulista Vitor Ishiy, campeão este ano no Pan-Americano de Lima, no Peru: o atleta subiu mais de 50 posições e ocupa agora o 68º lugar. Com a subida no ranking mundial, Ishiy, de 23 anos, acirra ainda mais a briga por uma das quatro vagas destinadas ao Brasil no Pré-Olímpico Latino-Americano, entre 25 e 27 de outubro, em Lima, no Peru.

Entre os dez primeiros do ranking, a colocação não sofreu alterações: Hugo Calderano segue em 6º lugar com 12.790 pontos, a 675 pontos de distância do japonês Tomokazu Harimoto (5º colocado). Gustavo Tsuboi também permanece na 28ª posição; Eric Jouti ocupa o 80º lugar e Thiago Monteiro a 89ª posição.

Entre as mesa-tenistas brasileiras, Bruna Takahashi manteve a 53ª posição que já apresentava em setembro.


Questões
Questão 1 – Grife os numerais empregados neste período do texto:

“Até hoje, apenas cinco países detinham o monopólio de ter cinco ou mais atletas entre os 100 melhores do planeta: China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Suécia.”



Questão 2 – Os numerais grifados anteriormente são cardinais porque exprimem:

( ) uma fração.

( ) uma posição.

( ) uma quantidade.



Questão 3 – Releia este fragmento do texto, observando o termo destacado:

“[…] a briga por uma das quatro vagas destinadas ao Brasil […]”

Pode-se afirmar que, no fragmento acima, o termo “uma” é:

( ) um artigo definido.

( ) um numeral cardinal.

( ) um pronome indefinido.



Questão 4 – Em “A novidade da lista divulgada nesta quinta-feira (3) […]”, o numeral cardinal:

( ) é invariável.

( ) varia em gênero.

( ) varia em número.



Questão 5 – No trecho “[…] no Pré-Olímpico Latino-Americano, entre 25 e 27 de outubro, em Lima, no Peru.”, os numerais cardinais compõem:

( ) um objeto.

( ) um aposto.

( ) um adjunto adverbial.



Questão 6 – Escreva por extenso os numerais cardinais presentes nesta passagem do texto:

“[…] Hugo Calderano segue em 6º lugar com 12.790 pontos, a 675 pontos de distância do japonês Tomokazu Harimoto (5º colocado).”



Questão 7 – Há um numeral cardinal do segmento:

( ) “[…] o Brasil ocupa a sexta posição.”

( ) “[…] o atleta subiu mais de 50 posições […]”

( ) “[…] Bruna Takahashi manteve a 53ª posição […]”


Ajudem pfvr é pra Amanhã

Respostas

respondido por: lara3677
0

Explicação:

tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.[1]

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.

O jogo

Uma partida de tênis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Usualmente, torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e torneios internacionais em melhor de 7 sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, 3 ou 4 sets vence a partida. Para vencer um set, o jogador ou dupla precisa somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao seu adversário.

A partida se inicia com o saque de um dos oponentes conforme a ordem de saque escolhida pelo vencedor do sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de sacar duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver. Em duplas, a ordem de saque é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro jogadores saque.

O tênis de mesa é muito popular na China sendo o segundo esporte em popularidade. O país possui cerca de 10 milhões de praticantes federados. Tal popularidade é fruto da massificação promovida pelo líder comunista Mao Tse-Tung devido à adaptação do esporte à espaços reduzidos, ideal para o país mais populoso do mundo.[2]

No mundo, estima-se que há 300 milhões de praticantes ocasionais[3] e cerca de 40 milhões de praticantes federados[4] distribuídos entre 186 federações filiadas à Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Perguntas similares