• Matéria: Português
  • Autor: valrj02
  • Perguntado 5 anos atrás

redaçao em poucas palavras sobre " o sentido do tempo para o homem contemporaneo.
desde ja obrogada pela ajuda

Respostas

respondido por: AdrienyLima
2

Resposta:

TEMA: O Sentido do trabalho para o homem contemporâneo

TÍTULO: O grande dilema

Um série de transformações ocorreram ao longo dos séculos, desde a Idade Média com o surgimento da burguesia, onde se iniciou a valorização do trabalho que antes, era destinado apenas à escravos e servos até a contemporaneidade onde há inúmeros home offices em casa, para que o homem consiga estar disponível constantemente. A realidade nesse sentido realmente não mudou, apenas houve um agravamento da situação, a necessidade de renda faz a lógica da exploração aumentar e há uma grande dificuldade do ser humano atual de lidar com o tempo e com as novas tecnologias, havendo como a consequência mais indesejada a dificuldade de equilíbrio entre família e emprego.

O trabalho vai além do ganha-pão, é condição essencial, não somente pela condição financeira, mas pela dignificação da vida. A geração Y leva muito o utilitarismo -moral eudemonista- em consideração. Entretanto, corporações se utilizam dessa lógica para explorar o poder de trabalho, aumentando as cargas horárias, os dias extras, as multifunções, como o motorista-cobrador. Por outro lado, pode-se observar também um potencial positivo com a flexibilização do ambiente de trabalho, a escolha do horário de trabalho e a diminuição por conta de não haver deslocamento.

Por ser algo novo, se têm pouca intimidade com as novas tecnologias, assim como os computadores, mídias, redes sociais e internet, esses meios informacionais têm o poder de transformar o homem contemporâneo tanto para melhor, quanto para pior, no que diz respeito ao trabalho, os indivíduos não conseguem conciliar o tempo destinado ao trabalho em seus home offices ou empresas e o tempo dedicado ao ócio, à suas famílias. Há uma grande frustração por não conseguirem se decidir entre ser estável em seu emprego e garantir sua renda, dedicando menos tempo ao lazer ou dedicar mais tempo a família e aos amigos e ser mais instável no trabalho, esse é o maior dilema do século XXI.

Como relatado no famoso livro de Charlotte Bronte, Jane Eyre o trabalho tem múltiplos sentidos na vida de uma pessoa, mesmo com a exploração em vários contextos, primeira revolução industrial ou contemporaneidade, mesmo com pessoas diferentes, mulheres ou homens, com família ou não, cristão ou não, o trabalho não visa somente a produção de bens, por mais que se queira isso, ele promove o desenvolvimento de uma nação, a interação dos seres. O governo deve atuar se espelhando no potencial positivo, aspirando entrar em acordo com os estabelecimentos privados para diminuir as cargas horárias excessivas e acabar com as multifunções. Cabe a iniciativa privada optar por corporações mais engajadas e justas, que reconheçam o trabalho de seus funcionários, que ao mesmo tempo que flexibilizem o local de trabalho, também esteja de acordo com a legislação trabalhista. A mídia e as ONGs devem oferecer palestras incentivando a mudança por parte dos trabalhadores e das empresas, de optarem por um ambiente mais digno e por mais horas de ócio, a iniciativa pessoal não deve ser esquecida, é extremamente fundamental na resolução do grande dilema do século XXI, e talvez de todos os tempos.

Perguntas similares