Leia atentamente o seguinte texto de Locke: “Aquele que se alimentou com bolotas que colheu sob um carvalho, ou das maçãs que retirou das árvores na floresta, certamente se apropriou deles para si. Ninguém pode negar que a alimentação é sua. Pergunto então: Quando começaram a lhe pertencer? Quando os digeriu? Quando os comeu? Quando os cozinhou? Quando os levou para casa? Ou quando os apanhou?”. (LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo Civil. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 98).
Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o pensamento de John Locke, é correto afirmar que a origem da propriedade sobre o objeto:
I. Nasce do trabalho; sua origem e fundamento está no próprio ser humano, uma vez que, ao acrescentar algo que é seu aos objetos da natureza o homem os transforma em sua propriedade.
II. A possibilidade que o homem tem de colher os frutos da terra, a exemplo das maçãs, confere a ele um direito sobre eles, pois gera a possibilidade de acúmulo ilimitado.
III. Animais e frutos, quando disponíveis na natureza e sem a intervenção humana, pertencem a um direito comum de todos e ninguém tem o direito sobre eles.
IV. Nasce da sociedade como consequência da ação coletiva e solidária das comunidades organizadas, com o propósito de formar e dar sustentação ao Estado.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
I e IV
Explicação:
Ui
respondido por:
6
Resposta:
I e III
Explicação:
CONFIA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás