Respostas
Resposta:
A aliança entre Rei e burguesia, ou seja, entre monarquias centralizadoras nacionais e os “senhores do comércio”, se deu por meio de um acordo de benefícios e vantagens mútuas.
Aos reis interessava os amplos recursos que os burgueses controlavam, algo especialmente útil no início da Idade Moderna, em que o comércio vivia uma “era de ouro”. Tais recursos serviam, por exemplo, para financiar as Grandes Navegações e os exércitos que garantiam a unidade nacional contra os antigos senhores feudais.
Já aos burgueses a aliança interessava na medida que os ajudava a perpetuar as suas riquezas: ao emprestar para o Estado tornavam-se parte das forças que o sustentavam, de modo que agora eram protegidos pela estrutura estatal contra a competição, se tornando detentores de monopólios sobre, por exemplo, áreas de exploração na colônia.
Resposta:
O rei também se beneficiou disso porque tinha mais dinheiro, exército e poder. ... Desta aliança nasceu uma monarquia nacional, que se tornou um território unificado sob o comando de um rei com amplos poderes