• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Os desafios da educação a distância nos tempos de pandemia, no Brasil. elabore um texto​

Respostas

respondido por: eduarda83797
9

Resposta:

Desde o início da pandemia, com a necessidade de estabelecer o isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, a modalidade de ensino, no Brasil e no mundo, teve de ser repensada. Dessa forma, necessitou-se ampliar o acesso à educação a distância, a qual era usada, principalmente, no ensino superior e técnico. Contudo, inúmeros desafios surgiram, pois nem todos os alunos possuem acesso à internet, bem como nem todos os professores sabem usar essa ferramenta ao seu favor. Além disso, o governo deve sancionar decretos que regularizem essa modalidade para os diversos níveis de escolaridade. Sendo assim, essa situação dispersou na sociedade a necessidade de haver planos alternativos para combater problemas inesperáveis.

Em primeira análise, vale ressaltar que, no Brasil, o nível de desigualdade social é muito alto. Por isso, nem todas as pessoas possuem acesso à internet. Por outro lado, as escolas públicas não costumam possuir e utilizar essa ferramenta, o que dificulta a interação do professor com esse meio, impossibilitando-o de utilizá-lo em benefício do aprendizado. Sendo assim, todos esses fatores foram determinantes para impossibilitar a aplicação dessa modalidade de estudo desde o início da dispersão da doença. 

 

 Em segunda análise, corre-se o risco de não haver ano letivo, pois já se passou muitos meses de quarentena e o governo não estabeleceu regras, por meio de decretos, para que o ensino a distância seja aplicado nos níveis fundamental, médio e superior. A demora do governo em decidir o que fazer para não perder o ano letivo tem deixado os estudantes preocupados, principalmente os de escola pública e os que concluem o ensino médio este ano, pois estudar em casa é um desafio para muitos e exige disciplina e força de vontade, o que, muitas vezes, nem todos possuem. Desse modo, percebe-se que o objetivo da escola vai além de apenas repassar conteúdos acadêmicos, visto que ela possibilita uma maior interação social e garante apoio psicológico. Por conseguinte, o governo deve agir o mais rápido possível para não desamparar esses alunos.

Portanto, antes que o problema acerca das dificuldades no ensino a distância se agravem, é preciso intervir. Logo, os governantes devem, urgentemente, sancionar decretos que estabeleçam a obrigatoriedade do ensino a distância em todos os estados. Isso pode ocorrer por meio de aulas gravadas que serão disponibilizadas para todo o Brasil, através de aplicativos ou canais televisivos, enquanto os professores se incumbiriam de solicitar trabalhos relacionados a essas aulas como forma de avaliação. Com isso, parte do ano letivo seria recuperado e os alunos e professores não iriam ser prejudicados. 

bons estudos

respondido por: PauloMichelEconomSP
3

De fato, vivemos um Obstáculo reflexo da Pandemia, e, perante a universalização Circunstancial dos Hábitos Empossados, foi ditado pela OMS medidas para qual diminuisse a proliferação do novo corona virus, de tal forma, Afetou Mundialmente o cotidiano na sociedade.

Contra partida ,Segundo a nossa Constituição Brasileira Artigo 6° decreto da Carta magna determina que todo e qualquer cidadãos tem direito a Educação. Contudo, um dos maiores desafios na qual foi proposto, é a educação, deste modo, o sistema é obrigado a adotar medidas que eram na prática tratadas como segunda opção o EAD ( Ensino a Distância). À questão principal da qual profissionais vem se mobilizando, é, aprimorar para que atenda às necessidades de seus espectadores alunos. todavia a desigualdade ainda é realidade no nosso país infelizmente, então colocar em pauta que a maior dificuldade para a Educação é atingir os Estados ainda pobres, pois não podemos ignorar o fato de que muitas famílias não possuem acesso a internet, pelo motivo renda e estrutural, pois em bairros muitos pequenos não existem instalação para internet, ou com poucas opções de operadoras ainda sim o acesso e muito limitado. E deste ponto analítico deve se deixar de lado o individualismo e universalizar e lutar contra o vírus, dispensando as posições políticas, sociais e econômicas a única forma de vencermos, é cada um fazer sua parte pois como uma engrenagem de um carro cada peça tem sua função para que o motor possa se locomover.

Perguntas similares