• Matéria: Geografia
  • Autor: marcusviniciusl46
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto e observe os dados da tabela.

Os técnicos das Nações Unidas calculam que somente a entrada massiva de pessoas dos outros continentes permitirá à União Europeia manter o atual equilíbrio de quatro ou cinco pessoas economicamente ativas para cada pessoa fora do mercado de trabalho. Caso as tendências de hoje se mantivessem, em 2050 cerca de 47% da população europeia estaria aposentada e o número de pessoas com menos de 59 anos teria baixado em 11%. As relativamente generosas instituições previdenciárias europeias foram planejadas para funcionar com uma proporção de cinco contribuintes ativos para cada aposentado.

Publifolha. Enciclopédia do mundo contemporâneo, 2002.


FONTE: Banco Mundial

a) Os problemas citados no texto não são exclusivos da Europa, estando presentes na maioria dos países desenvolvidos. Utilizando aspectos da natalidade e da mortalidade explique por que as nações desenvolvidas chegaram à situação descrita.

b) Qual dos países apresentados na tabela enfrentará maiores problemas econômicos com o envelhecimento populacional? Justifique.

Respostas

respondido por: laranjeiraspietra42
8

Resposta:

a) Os países desenvolvidos têm baixas taxas de natalidade e mortalidade. Entre os fatores que colaboram para a redução da natalidade destaca-se a educação, que leva as famílias a realizar com mais consciência o planejamento familiar. Já a queda da mortalidade está vinculada às melhorias alimentares e médico -sanitárias, que reduzem as enfermidades, permitindo às pessoas viverem mais. Com menos nascimentos e alta expectativa de vida, essas sociedades enfrentam o aumento da população idosa, fato que eleva os gastos com a população aposentada.

b) Segundo a tabela, o país que terá maiores problemas será o Japão, que, de 1991 a 2025, terá a maior redução no número de trabalhadores ativos em relação aos idosos, saindo de 5,7 para 2,3.

Explicação:

Perguntas similares