O volume do coração varia segundo a idade e o sexo. Seu peso, em um adulto, vem a ser de uns cinco gramas/por quilograma de peso. Em primeiro lugar, está o fator idade, de tal forma que o coração de um recém-nascido é proporcionalmente maior do que de um adulto, sete gramas, ao invés de cinco gramas/por quilograma de peso, devido à resistência da circulação placentária que tem que vencer durante a vida fetal. Depois do nascimento seu peso diminui, proporcionalmente, alcançando após os cinco anos a proporção de cinco gramas/por quilograma de peso. A partir desta idade, começa-se a marcar diferenças no volume do coração relacionads com a diferença sexual, sendo que este é um pouco menor nas mulheres do que nos homens. Com base nessas informações, leia o seguinte caso clínico: gestante de 19 anos de idade, massa corporal 70 quilogramas, altura 170 centímetros, branca, na 40ª semana de gestação, em trabalho de parto. Indicada à cesárea com pressão arterial de 180x100 mm Hg, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, deu à luz a um menino com massa corporal de três quilogramas, altura 48 centímetros e Escala de Apgar 9. Portanto, por meio dos dados obtidos o volume do coração da mãe e filho, respectivamente
é:
a. 300 gramas e 18 gramas
b. 350 gramas e 21 gramas
c. 400 gramas e 28 gramas
d. 450 gramas e 15 gramas
e. 500 gramas e 27 gramas
Respostas
Resposta: B. 350 gramas e 21 gramas.
Explicação: O peso do coração é alterado conforme fatores de variação anatômica, por exemplo, a idade e o sexo. Seu peso é de cinco gramas por quilograma de peso em indivíduos adultos, enquanto que essa proporção em recém-nascidos é de sete gramas por quilograma de peso. Assim, ao aplicarmos uma simples “regra de três” obteremos os pesos do coração da mãe e filho.
De acordo os dados obtidos, o volume do coração da mãe e filho, são respectivamente b. 350 gramas e 21 gramas.
Cálculo do volume do coração da mãe e filho
- Como colocado no enunciado da questão o volume de nosso coração varia conforme os critérios idade e sexo.
- Nesse sentido, temos a proporção de 5g por 1kg de peso, em adultos, e de 7g por kg em recém-nascidos (a proporção percebida em um adulto é alcançada também após os 5 anos). Sendo que o coração é menor nas mulheres do que nos homens, no entanto esse dado não vai ser relevante para o nosso cálculo.
- Desse modo, para encontrarmos os respectivos volumes dos corações da mãe e do filho, basta que usemos de regra de três, veja:
Volume do coração da mãe
5 gramas - 1kg (proporção de um coração adulto)
x gramas - 70kg (peso da mãe)
x = 350g
Volume do coração do filho
7 gramas - 1kg (proporção de um coração de recém-nascido)
x gramas - 3kg (peso do filho)
x = 21g
Veja aqui a lógica da regra de três: https://brainly.com.br/tarefa/20719039
Bons estudos!