As mudanças climáticas podem ter causas naturais, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, ou podem ser consequência das atividades humanas.O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento da temperatura na Terra está sendo causado pela ação dos seres humanos.A partir da Revolução Industrial, os seres humanos passaram a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm4 destes gases cresceu até os atuais 400 ppm5 , intensificando significativamente o efeito estufa. Assim, as atividades humanas passaram a ter uma influência importante nas mudanças climáticas. 4º)Quais as causas das mudanças climáticas e do aquecimento global?
Respostas
Resposta:
As mudanças climáticas – ou aquecimento global – provocadas por causas antropogênicas, acontecem devido ao excessivo lançamento de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Tais gases quando lançados na atmosfera formam uma espécie de cobertor que vai ficando mais espesso ao passo que há um maior lançamento desses gases e os raios solares que atravessam a camada de ozônio são impedidos de retornar, fazendo com que o planeta vá ficando cada vez mais quente.
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.