01. O histórico da Química Orgânica considera relevante cada um dos fatos evidenciados em I, II, III e IV. Qual das opções abaixo identifica os químicos associados aos fatos I, II, III e IV, respectivamente?
d) Bergman, Berzelius, Wöhler, Kekulé
02. Em 1828, o químico alemão Friedrich Wöhler, que trabalhou com Berzelius, sintetizou, de forma acidental, um composto orgânico chamado ureia, comumente encontrado na urina e sangue. A reação feita por Wöhler pode ser representada pela equação química 1. Baseado no experimento de Wöhler, é correto afirmar que a definição atual de química orgânica é:
a) A parte da Química que estuda a maior parte dos compostos de carbono.
Respostas
Resposta:
1d
2a
Explicação:
Fiz no class
01. Os fatos químicos sitados em I, II, III e IV são associados aos químicos Bergman, Berzelius, Wöhler, Kekulé, respectivamente. (Alternativa D).
02. Química Orgânica é a parte da química que estuda a maior parte dos compostos de carbono (Alternativa A).
Vamos analisar cada um dos fatos e correlacionar com os químicos responsáveis:
I. A divisão da química em Orgânica e Inorgânica foi feita por Torbern Olof Bergman, classificando a primeira como aquela dos compostos presentes em seres vivos e a segunda como aquela dos minerais;
II. A Teoria da Força Vital foi titulada por Jöns Jacob Berzelius. A mesma dizia que os compostos orgânicos precisavam de uma força vital para serem sintetizados;
III. Friedrich Wöhler sintetizou a ureia, um composto orgânico a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio, o que derrubou o conceito de força vital e abriu novas possibilidades na Química Orgânica;
IV. Após a percepção de que os compostos poderiam ser sintetizados e não somente extraídos, Friedrich August Kekulé, propôs uma nova definição: “Química Orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do carbono”.
Inicialmente a Química Orgânica era baseada na Teoria da Força Vital que dizia que os compostos orgânicos precisavam de uma força vital para serem sintetizados.
Por esse motivo, por muito tempo, ela foi um ramo da química que se preocupava em somente extrair compostos de organismos vivos e estuda-los.
Com a síntese de Wöhler, verificou-se que era possível sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos que não possuíam força vital, o que derrubou a teoria inicial e proporcionou muitos avanços na Química Orgânica.
Como nem todos os compostos que possuem carbono são orgânicos, hoje, podemos dizer que a Química Orgânica é a parte da Química que estuda a maior parte dos compostos de carbono.
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/21300398
brainly.com.br/tarefa/13857243
Espero ter ajudado!